Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

UMA GRANDE LIÇÃO DE VIDA (Autor desconhecido)

Todas as manhãs, o CEO de um grande banco em Manhattan vai até a esquina onde uma engraxadora está sempre parada.

Você se senta no sofá, lê o Wall Street Journal, e o engraxate dá aos seus sapatos uma aparência brilhante e ótima.

Certa manhã, o engraxate pergunta ao CEO:

– O que você acha da situação do mercado de ações? 

O Diretor pergunta a ele com arrogância:

– Por que você está tão interessado nesse assunto?

“Tenho um milhão de dólares em seu banco”, diz o engraxate, “e estou pensando em investir parte do dinheiro no mercado de capitais.”

– Qual é o seu nome? –Pergunta ao Diretor.

– John Smith H.

O Diretor chega ao banco e pergunta ao Gerente do Departamento de Cliente:

– Temos um cliente chamado John Smith H.?

– Certamente –responde o Gerente de Atendimento–, é um cliente muito estimado. Você tem um milhão de dólares em sua conta.

O diretor sai, se aproxima do engraxate e diz:

– Sr. Smith, peço que na próxima segunda-feira seja o convidado de honra de nossa reunião de diretoria e nos conte a história de sua vida. Tenho certeza de que teremos algo a aprender com você.

Na reunião do conselho, o Diretor Executivo o apresenta aos membros do conselho:

– Todos nós conhecemos o Sr. Smith, que faz nossos sapatos brilharem no canto; Mas o Sr. Smith também é nosso estimado cliente, com um milhão de dólares em sua conta. Eu o convidei para nos contar a história de sua vida. Tenho certeza que podemos aprender com ele.

O Sr. Smith começou sua história:

– Vim para este país há cinquenta anos como um jovem imigrante da Europa com um nome impronunciável. Saí do navio sem um tostão. A primeira coisa que fiz foi mudar meu nome para Smith. Eu estava com fome e exausto. Comecei a vagar em busca de trabalho, mas sem sucesso. De repente, encontrei uma moeda na calçada. Comprei uma maçã. Eu tinha duas opções: comer a maçã e saciar minha fome ou abrir um negócio. Vendi a maçã por dois dólares e comprei duas maçãs com o dinheiro. Eu também os vendi e continuei no negócio. Quando comecei a acumular dólares, consegui comprar um conjunto de pincéis e esmaltes usados ​​e comecei a limpar sapatos. Não gastei um centavo com diversão ou roupas, só comprei pão e queijo para sobreviver. Economizei centavo a centavo e depois de um tempo comprei um novo conjunto de pincéis e pomadas para sapatos em tons diferentes e aumentei minha clientela. Eu vivia como um monge e economizava centavo por centavo. Depois de um tempo, consegui comprar uma poltrona para que meus clientes pudessem sentar-se confortavelmente enquanto eu limpava os sapatos, o que me trouxe mais clientes. Não gastei um centavo com os prazeres da vida. Continuei economizando cada centavo. Há alguns anos, quando o anterior engraxate da esquina decidiu se aposentar, eu já havia economizado dinheiro suficiente para comprar o ponto neste grande lugar.

Finalmente, três meses atrás, minha irmã, que era puta em Chicago, faleceu e me deixou um milhão de dólares.