Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

UM REPUDIO PATRIOTICAMENTE INVEJÁVEL AO BRASIL : Indonésia lança nota de repúdio ao Brasil

Embaixador brasileiro em Jacarta, Paulo Soares recebeu nota oficial de protesto do governo indonésio, nesta sexta-feira

Agência Brasil

O governo da Indonésia protestou contra o gesto da presidente Dilma Rousseff de não receber as credenciais do embaixador indonésio designado para o Brasil, Toto Riyanto, em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (20), no Palácio do Planalto.

Leia: Dilma Rousseff recusa credencial do novo embaixador da Indonésia no Brasil

Toto Riyanto teve credenciais negadas por governo brasileiro (arquivo)
Reprodução/Facebook

Toto Riyanto teve credenciais negadas por governo brasileiro (arquivo)

Além de publicar uma nota de repúdio em seu site oficial, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) da Indonésia convocou o embaixador brasileiro em Jacarta para “transmitir os termos mais fortes possíveis de protesto para o ato hostil do governo do Brasil” – além de ter chamado Riyanto de volta ao país.

“A maneira pela qual o ministro das Relações Exteriores do Brasil de repente informou o adiamento da apresentação de credenciais pelo embaixador da Indonésia designado para o Brasil, quando o embaixador já estava no palácio, é inaceitável para a Indonésia”, informou o ministério do país asiático, acrescentando que Riyanto havia sido convidado formalmente para apresentar suas credenciais na cerimônia.

Leia mais: Em meio a rusga diplomática, traficante indonésia cumpre pena em SP

O embaixador brasileiro em Jacarta, Paulo Soares, foi convocado pelo ministério indonésio às 22h (13h em Brasília) para uma conversa na qual foi demonstrada toda a insatisfação do governo da Indonésia com o constrangimento vivenciado por seu representante no Brasil. Soares também recebeu uma nota oficial de protesto.

“Como um estado democrático soberano, com seu próprio soberano, sistema de Justiça independente e imparcial, nenhum país estrangeiro, nem partido, pode e deve interferir na implementação das leis vigentes da Indonésia dentro de sua jurisdição, inclusive na aplicação de leis para lidar com o tráfico de drogas”, ressaltou o governo indonésio por meio de nota.

Relembre o caso do brasileiro executado pela Indonésia:

Brasileiro condenado a morte na Indonésia por tráfico de drogas foi executado no dia 17 de janeiro. Foto: Reprodução/Youtube
Execução foi feita mesmo após pedidos de cancelamento feitos pelo governo brasileiro. Foto: Reprodução
Marco Archer Cardoso Moreira, 53, foi executado na madrugada de domingo (17) no horário indonésio – por volta das 15h no Brasil. Foto: Reprodução/Facebook
Moreira era solteiro, não tinha filhos e seus pais haviam morrido; uma tia foi visitá-lo na Indonésia antes da execução. Foto: Reprodução/Facebook
O brasileiro foi preso em 2003 ao entrar no aeroporto de Jacarta com 13,4 quilos de cocaína. Foto: Reprodução/Internet
Balsa foi usada para transportar brasileiro para local da execução. Foto: AP
Brasileiro condenado a morte na Indonésia por tráfico de drogas foi executado no dia 17 de janeiro. Foto: Reprodução/Youtube
1/6

Segundo o ministério da Indonésia, o embaixador Toto Riyanto voltará ao Brasil somente quando o governo brasileiro confirmar uma nova data para a apresentação de suas credenciais. As relações entre os dois países se deterioraram depois da execução de Marco Archer, condenado à pena de morte por tráfico de drogas e fuzilado no último dia 17 de janeiro. Atualmente, outro brasileiro, Rodrigo Gularte, também condenado à morte pelo mesmo crime, aguarda para ser fuzilado.

O Itamaraty afirma estar fazendo esforços para evitar o cumprimento da condenação