Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

TSE terá que se explicar ao Brasil

TSE terá que se explicar ao Brasil

Fachada do edifício sede do STF

Depois da live do presidente Bolsonaro , realizada hoje (29/07), sobre o sistema de votação brasileiro mais do que nunca surgem muitos questionamentos sobre o TSE.

A pergunta que fica é: restam dúvidas?

As formas de se fraudar as eleições ficaram evidentes na live ancorada pelo presidente Jair Bolsonaro nessa quinta-feira.

As eleições são, ao contrário do que algumas autoridades pensam, um serviço prestado pelo Estado para com a população. Se há desconfiança por parte da população, é o Estado, logo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que deve apresentar provas da segurança e lisura das eleições, não o contrário. As urnas são fraudáveis, e evidências desde 2008, vem levantando desconfiança sobre a confiabilidade do sistema eleitoral. Hoje (29/07), em sua tradicional live o presidente Bolsonaro (sem partido), evidenciou muitos fatos que confirmam a fragilidade do sistema de votação brasileiro.

De acordo com técnico em segurança digital, em imagens divulgadas pelo Planalto, há várias formas de se fraudar uma eleição com as atuais urnas:

1) O software é programado para que de tempos em tempos, por exemplo, a cada três votos, ou a cada 4 votos, necessariamente o voto seja computado para o candidato desejado.

2) O software é programado para que, a partir de determinado horário, a urna compute votos apenas para o candidato desejado.

3) O software é programado para que, ao digitar determinado número, a urna traga automaticamente o número do candidato desejado.

O mesmo especialista deixou claro que essas são algumas das formas de se programar softwares como esse.

Ao final da live o atual Ministro da Justiça, Anderson Torres, apresentou pareceres oficiais da Polícia Federal, desde 2016, que foram enviadas ao Tribunal Superior Eleitoral solicitando melhorias no sistema de apuração dos votos e também sobre a violabilidade das urnas.

O tema está sendo amplamente debatido entre a população e parte da mídia, que mostra preocupação com relação ao sigilo da contagem dos votos, principalmente após a grande quantidade de vídeos mostrando evidências claras de que as urnas são, no mínimo, passíveis de falhas. Enquanto, o presidente do TSE, o ministro Barroso, afirma que as urnas são segurabilíssimas, e a garantia disso é a palavra dele mesmo.

Fonte ; Pauta Independente/vavadaluz