Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Troféu Gonzagão homenageia Pinto do Acordeon, um dos preferidos do Rei do Baião

pinto1
Um dos sanfoneiros preferidos do Rei do Baião, Luís Gonzaga será homenageado na oitava edição do Troféu Gonzagão, que acontecerá no dia 17 de maio, no Garden Hotel. Pinto do Acordeon, o virtuoso natural de Conceição foi morar em Patos em meados da década de 1960 e ganhou notoriedade da música nordestina através de composições originais que até hoje garantem presença nos festejos juninos brasileiros. Do alto dos 66 anos, o músico tem na bagagem uma trajetória de parceria com Gonzagão e de várias composições gravadas por grandes forrozeiros.

Em uma das inúmeras histórias que o casal de forrozeiros, idealizador do Troféu Gonzagão guarda com carinho está uma ocorrida durante um show de Pinto do Acordeon. Dançarinos de mão cheia, os dois ainda não conheciam pessoalmente o sanfoneiro e após uma noite inteira de dança, receberam o convite da produção para serem contratados como dançarinos do artista.

A odontóloga Rilávia Cardoso conta que tentou convencer a produtora a desistir, disse que eles trabalhavam em outra atividade, mas mesmo assim, ela insistiu dizendo que pagaria bem. Depois, quando subiram ao camarim para cumprimentar o músico relataram a situação e a partir daí teve início uma relação de amizade. “A gente dança muito e nessa noite não paramos um segundo, ele ficou impressionado e mandou nos convidar”.

Francisco Ferreira Lima, o Pinto do Acordeon começou a tocar sanfona muito jovem com o acordeon de um músico de Serra Talhada, chamado Noel, que ficou em sua casa durante quase um ano. Para comprar sua primeira sanfona, ele teve de trabalhar por três meses ‘batendo tijolo’. O instrumento foi comprado na Casa das Bicicletas em Patos.

Quando o pai dele chegou em Conceição com a sanfona, vários moradores já o esperavam dentro da cadeia velha, onde Pinto tocou das 20h até o sol raiar. A partir daí não parou mais, se projetando na cena musical nordestina com músicas gravadas por vários artistas e uma longa parceria com seu ídolo, Luís Gonzaga.

Patrocinadores

A oitava edição, uma realização do Instituto Intercultural Brasil – Inbra, conta com o patrocínio do Governo do Estado da Paraíba, Prefeitura Municipal de Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba,Havaianas, Duraplast, Digna – Grupo Rocha Cavalcante, Campo Santo Parque da Paz – Grupo Rocha Cavalcante, Pax Domini – Grupo Rocha Cavalcante, Grupo Rio do Peixe, Fronteira Engenharia, Golden Empreendimentos, Unicred Centro Paraibana Paraíba Construções, Central da Construção, Tintas Lux, Cachaça Volúpia, Safra de Ouro e Óticas Diniz.

 

Data: 10/05/2016

Assessoria de Imprensa

Assessoras:

Carla Borba              Fernanda Souza

(83)98727-6813       (83) 8739-0762