Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Tragédia de Brumadinho é vista pela ótica dos poetas de cordel em folheto coletânea

Tragédia de Brumadinho é vista pela ótica dos poetas de cordel em folheto coletânea

Poetas de todo o Brasil produziram o folheto “O drama de Mariana e Brumadinho sob o olhar da poesia” que será lançado em 15 de fevereiro às 19 horas, no Casarão dos Azulejos em João Pessoa, pela Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Cerca de 80 poetas de quase todos os estados do Brasil participam da coletânea, entre eles 30 cordelistas da Academia, a exemplo de Sander Lee, Josafá de Orós, Chico Mulungu, Orlando Otávio, Sander Brown, Cristine Nobre e vários outros. A xilogravura da capa ficou por conta do artista Marcelo Soares.

Segundo Marconi Araújo, Presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, o lançamento terá participação de vários poetas, ressaltando a presença de Oliveira de Panelas, um dos mais consagrados repentistas do Brasil, que será homenageado com folheto de autoria de Bento Júnior. Na ocasião será lançado o DVD do projeto “Cordel na Rádio Comunitária”, patrocinado pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos da Secult/PB, e de alguns folhetos dos acadêmicos, entre eles “O dia em que Jackson do Pandeiro matou ‘dois soldados, quatro cabo e um sargento”, de Fábio Mozart e Sander Brown.

“O cordelista é um repórter popular, antenado com os acontecimentos, brinca com o imaginário, mas comenta e poetisa os fatos do cotidiano”, explica Marconi. Com 40 membros efetivos, a Academia de Cordel é uma das entidades do gênero mais atuantes do país.

 

TRIBUNA DO VALE