Com o novo ciclo de investimentos no Brasil, Toyota vai transferir a produção do Corolla (que não vai sair de linha) para Sorocaba (SP)
A Toyota terá mudanças importantes no Brasil nos próximos anos. Junto com o anúncio de que vai investir R$ 11 bilhões no país até 2030, a montadora japonesa também comunicou que vai transferir a produção da fábrica de Indaiatuba (SP) – que atualmente faz apenas o Corolla sedã – para Sorocaba (SP). Mas isso não quer dizer que o modelo sairá de linha em breve. Muito pelo contrário.
A mudança se deve à ampliação da capacidade produtiva da fábrica de Sorocaba (SP), que já fabrica os modelos Corolla Cross, Yaris Hatch e Sedã. Com quase toda a sua linha nacional feita por lá, parece ser uma solução mais economicamente viável do ponto de vista de logística e de custos de produção.
Picape do plano Collor ficou 33 anos em garagem e tem menos de 100 km rodados: ‘Raridade absoluta’No entanto, a Toyota não revelou o que fará com a fábrica depois de seu fechamento. Ainda não se sabe se a estrutura receberá parte dos investimentos para receber novos modelos, ou então se será utilizada para fins corporativos ou até mesmo vendida, como a antiga unidade de São Bernardo do Campo (SP), que fechou as portas em novembro de 2023.
De qualquer forma, o Toyota Corolla ainda deve ter vida longa no Brasil. Isso porque a marca japonesa passará a produzir as baterias e motores elétricos no país, o que deve diminuir os custos das versões híbridas do sedã médio. Além disso, a Toyota também afirmou anteriormente que fará a próxima geração do Corolla no Brasil.
Por:
Henrique Silva