Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Temporal deixa rastro de destruição e causa mortes no Rio

Temporal deixa rastro de destruição e causa mortes no Rio

Duas pessoas da mesma família morreram em Barra de Guaratiba e uma terceira na Rocinha

Prefeito Marcelo Crivella acompanha de perto os estragos provocados pela chuva
Prefeito Marcelo Crivella acompanha de perto os estragos provocados pela chuva – Divulgação / Centro de Operações Rio

Rio – Pelo menos três pessoas morreram por causa do forte temporal que caiu na cidade na noite desta quarta-feira. Até o momento, estão confirmadas as mortes de duas pessoas de uma mesma família por causa do desabamento de uma casa em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste, e de uma pessoa na Rocinha, na Zona Sul. A prefeitura decretou luto oficial por causa das mortes. Por causa das fortes chuvas, o Rio está em Estágio de Crise desde às 22h15.

Além das mortes, duas pessoas estão desaparecidas, segundo a Prefeitura do Rio. Elas estariam em um ônibus que foi atingido pela queda de uma árvore de grande porte que deslizou da encosta da Avenida Niemeyer, em São Conrado. A via, aliás, amanheceu fechada nos dois sentidos por causa dos impactos da chuva na região. Um outro ônibus também foi atingido na região, mas ele estaria vazio.

Ainda na Avenida Niemeyer, um trecho da Ciclovia Tim Maia desabou e foi parar próximo do mar também por causa de deslizamentos que atingiram a estrutura.

INTERDIÇÕES

Além da Niemeyer, outras regiões da cidade tiveram interdições por causa da queda de árvores e alagamentos. Algumas vias ainda estão com o tráfego interrompido.

Grajaú-Jacarepaguá: Interditada no sentido Jacarepaguá para a limpeza de galhos na pista

. Avenida Brasil, Linha Amarela e Linha Vermelha: Liberadas no dois sentidos

Alto da Boa Vista: Liberada nos dois sentidos

Túnel Zuzu Angel: Chegou a ficar interditado na madrugada, mas já está totalmente libertado

INTENSIDADE

A chuva que caiu na cidade começou por volta das 20h, quando o município entrou em Estágio de Atenção, atingindo principalmente as zonas Oeste e Sul. As sirenes da Rocinha e do Sítio Pai João, no Itanhangá, foram acionadas.

Veja onde mais choveu nas últimas 24h:

Rocinha: 165,4 mm

Vidigal: 162,2 mm

Alto da Boa Vista: 141,1 mm

Barra/Barrinha: 143,2 mm

Jardim Botânico: 128,2 mm

Riocentro: 112,4 mm

VENTOS

A chuva veio acompanhada de rajadas de ventos muito fortes, provocando a queda de diversas árvores, algumas em cima de carros. Entre 21h e 23h, a estação do Inmet no Forte de Copacabana registrou velocidade de 110,16 km/h.

No Arpoador, também na Zona Sul, um veleiro encalhou na areia da praia e pode ser visto pela manhã desta quinta. Na mesma região, estruturas de quiosques caíram.

Por O Dia