Pela primeira vez no Brasil pessoas em privação de liberdade, mulheres trans, interpretarão uma peça teatral fora do ambiente prisional. A iniciativa é uma realização do Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Vara de Execução Penal (VEP), da Comarca de João Pessoa, e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária.
➡️ A peça teatral conta a história de Bruna, a primeira mulher trans a se casar em um casamento coletivo no Sistema Penitenciário estadual, e será levada ao palco do Teatro Ednaldo do Egypto. O espetáculo é promovido pelo Projeto ‘Aventuras em série, a história por trás da história’, que faz parte do Programa ‘MoveMente’. A peça estreia no dia 25 de julho, às 18h.
➡️ A juíza em substituição da VEP da Capital, Andréa Arcoverde, lembrou que esta é a primeira apresentação teatral do MoveMente com mulheres trans da Penitenciária desembargador Sílvio Porto. “É motivo de grande alegria para a Vara de Execução Penal de João Pessoa realizar um projeto tão significativo, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e com a professora Germana Dália”, comentou.
➡️ MoveMente – A professora de dança Germana Dália é responsável por coordenar o projeto e os ensaios da peça. “Além desse belíssimo espetáculo, também, trabalhamos com temáticas voltadas à dança, à música e outras manifestações. É importante dizer que, com o apoio da Vara de Execuções Penais, com seu olhar diferenciado para o público feminino, foi possível expandir essas ações”. Dália disse, ainda, que o MoveMente gera benefícios à saúde, traz alegria e leveza às reeducandas, com exercícios funcionais, além de prevenir doenças, combater o sedentarismo e a depressão no ambiente prisional.
___
Ascom-Seap/PB com Ascom-TJPB ✍
@germana_dalia
@mirtespg