Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

TCE-PB REALIZA DEBATE SOBRE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL COM PRESENÇA DE GESTORES E ESPECIALISTAS

Com a participação de gestores públicos, pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), estudantes e auditores do controle externo, foi realizado na manhã desta segunda-feira (12), no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, a terceira edição do TCE Talk.

 

Realizado no Espaço Cidadania Digital, do TCE-PB e coordenado pelo auditor do controle externo, André Agra, o evento debateu sobre mobilidade urbana sustentável e inteligente.

Nesta edição, foi apresentado pelo prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, o modelo de Planejamento de Mobilidade da cidade, que mostrou aos participantes os avanços do município na área de mobilidade urbana. O plano de reformulação do sistema de transporte público da cidade foi o destaque na participação do prefeito.

 

Bruno Cunha Lima, acompanhado do superintendente de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande, Dunga Júnior e equipe, apresentou o passo a passo que permitiu a Campina Grande formular o novo sistema, após ouvir a cidade por meio de audiências públicas e reuniões com os segmentos e empresas do setor.

 

Durante exposição, o prefeito destacou o empenho do Município pela redução no valor da tarifa de ônibus este ano, a adoção de subsídio variável e o acesso, sem restrições, a todas as informações internas referentes à gestão do setor pelas empresas concessionárias.

Na oportunidade, o superintendente Dunga Júnior, da STTP, fez também a apresentação do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT) e do aplicativo J.U.L.I.A, contra o assédio sexual no transporte de passageiros.

Dados – Há dez anos foi aprovada a Lei 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU objetivando a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território dos municípios.