Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

TA MELHORANDO : Associação de João Pessoa que cultiva maconha medicinal recebe visita de deputados federais

Associação de João Pessoa que cultiva maconha medicinal recebe visita de deputados federais
Comissão Especial da Câmara dos Deputados visita a Abrace nesta segunda-feira (2). Liga Canábica também será ouvida.

Abrace é a única associação do Brasil com autorização para cultivo de maconha medicinal (Foto: Reprodução)
 

A sede da Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace), em João Pessoa, receberá a visita da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que analisa a regulamentação de medicamentos formulados com cannabis, nesta segunda-feira (2).

Integrantes da Liga Canábica também serão ouvidos pela comissão, formada pelos deputados Pedro Cunha Lima (PSDB/PB), Paulo Teixeira (PT/SP), Luciano Ducci (PSB/PR) e Eduardo Costa (PTB/PA).

A Comissão Especial analisa o Projeto de Lei nº 399/15 que trata sobre a comercialização no território nacional de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da planta Cannabis sativa em sua formulação.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a venda de medicamentos a base de cannabis em farmácias, mas proibiu o cultivo. A Abrace é a única instituição do Brasil autorizada pela Justiça a cultivar maconha para fins medicinais.

A associação atende atualmente três mil pessoas e a meta é chegar a dez mil. O óleo que é produzido na Paraíba custa 10% do valor do importado, vendido nas farmácias.

“Uma mudança neste entendimento baratearia o tratamento. Hoje, o Mevatyl (medicamento à base de maconha para tratar espasticidade – rigidez excessiva dos músculos – em pacientes com esclerose múltipla) custa em média R$ 2,8 mil e o óleo equivalente produzido por nós custa R$ 600” informou o diretor da Abrace, Cassiano Teixeira.

Já a Liga Canábica é uma associação sem fins lucrativos, criada a partir da luta dos pais e familiares de crianças com epilepsia de difícil controle, pelo acesso aos derivados da cannabis para o controle das crises epilépticas. A entidade tem como objetivo contribuir para a construção de uma Política Pública Nacional de Cannabis Terapêutica.