Pular para o conteúdo

TÁ LÁ NO TIÃO LUCENA : VAVÁ DAS ITACOATIARAS

VAVÁ DAS ITACOATIARAS

A ninguém é dado o direito de ignorar a importância de Vavá da Luz para o turismo de Ingá, principalmente para o nascimento de uma das mais importantes atrações turísticas do Estado, as Itacoatiaras.

Elas sempre existiram, mas só foram notadas, visitadas e faladas depois que Vavá da Luz, na condição de secretário de turismo de Ingá, instalou ali o seu gabinete de trabalho e fez valer a sua criatividade.

Todo santo dia aporta no local um contingente cada vez maior de curiosos, de estudantes e de pesquisadores.

E nesse final de semana, entre tantos visitantes, Vavá recebeu o procurador do Estado Eduardo Videres, uma das culturas mais brilhantes do Direito paraibano, a quem presenteou com um exemplar do  “O Livro Proibido de Vavá da Luz”.

Nota do editor : Meu amigo e padrinho Tião Lucena, é indescritível a alegria e orgulho que se apodera de mim em ser reconhecido por um dos maiores jornalistas que essa Paraiba já brotou e publicado no Blog mais lido do estado.

Não tenho literatura suficiente para traduzir tais sentimentos, mas aproveito a oportunidade não só para agradecer de todo meu coração a você como lembrar aos nossos leitores como tudo começou.

Um dia desses Tião, recebi um telefonema de Dra Claudia Cabral Cavalcante, aquela que tornou-se filha de Ingá e que hoje combate com mão firme os abusos não só das construtoras na orla de João Pessoa como  todos os tipos de Poluição.

Pois bem, ela fez-me determinada pergunta, no que respondi que fosse eu uma autoridade competente colocaria a INGRATIDÃO  no código penal brasileiro como CRIME INAFIANÇÁVEL

Nesse caso Vavá da Luz jamais  responderia a processo, pois serei eternamente grato a Luciano Agra, Manoel da Lenha, Tião Lucena e Fabio Mozart a quem devo muito do que sou e estou hoje. Os dois primeiros se foram,  mas continuarei enquanto vida tiver, fiel às suas memórias.

Você Tião , mostra sua personalidade forte e imbatível ao defender de corpo e alma o ex – governador Ricardo Coutinho. Você ficou praticamente só no jogo mas não abandonou o gramado e continuou defendendo a quem lhe deu a mão, quem lhe reconheceu como profissional e como ser humano. E isso é uma das virtudes que admiro em você.

Aqui no Ingá meu amigo,  está se criando uma geração sem memória, baseada naquele proverbio popular de que Santo de Casa não obra Milagres.

E a prova é tanto do que digo que hoje todo mundo  aparece, se deixa fotografar, filmar, entrevistar, Escrever etc.. mas ninguém ousa dizer de onde e quando tudo começou. Aquel velha historia do escritor que escreve sobre a historia de todo mundo, mas não escreve a dele.

Certa feita o meu eterno Secretario de Cultura do estado Damião Ramos Cavalcante, ao chegar nas Itacoatiaras disse : A pedra não tem vida, mas Vavá da Luz da vida a pedra.

Ontonce vamos lembrar ao assumirmos a Secretaria de Turismo do Ingá como encontramos aquele patrimônio mundial, que estava totalmente abandonado pelas autoridade quer Municipal, estadual e Federal.

Lembrar que transformamos o Turismo de Lazer em Turismo Pedagógico. Proibindo com a ajuda do Ministério Publico entrada de bebidas alcoólicas e banho.

Lembrar que trouxemos todas as Tvs do País inclusive de fora do País como a Cultura da Alemanha.

Lembrar que no BOM DIA BRASIL da Globo Chico Pinheiro parabenizou Ingá quando do aniversário de sua emancipação politica

Lembrar que a Globo News fez excelente matéria sob a batuta de Fernando Gabeira

Lembrar que as linhas aéreas Gol E Azul ja exibiram videos das Itas a bordo dos seus voos.

Criamos um Salão de artesanato onde compramos e exibimos todos os Artesãos da terrinha.

Com a ajuda do Ministério Publico e do Judiciário climatizamos o Museu de Historia natural de Ingá

Fomentamos a economia do Munícipio como o Artesanato, Gastronomia e Turismo de Aventura

Lembrando os documentários de Richard Hasmussem e de Arthur Verissimo como muitas visitas ilustres como Ariano Suassuna, Maitê Proença, Patrica Pilar entre muito outros

Bem, seria incontáveis se continuasse aqui a descrever tais fatos, mas o importante mesmo que todos, mas todos sem exceção, que hoje aparecem nas mídias tiveram seus começos passando pelas itacoatiaras de Ingá na nossa gestão.

E se vocês tivessem acreditado nas minhas brincadeiras de dizer verdades, teriam ouvido muitas verdades que insisto em dizer brincando