Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Socioeducandos da Semiliberdade participam de atividades no Espaço Cultural José Lins do Rego

Socioeducandos da Semiliberdade participam de atividades no Espaço Cultural José Lins do Rego

Uma verdadeira viagem ao espaço. Essa foi a sensação dos socioeducandos da Semiliberdade, após terem a oportunidade de conhecer o Planetário, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. A atividade, promovida pela diretoria técnica da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), por meio do eixo Esporte, Arte e Cultura, coordenado por Nilton Santos, aconteceu na tarde dessa quarta-feira (10) e contou com a participação de oito jovens que cumprem medidas socioeducativas na Unidade.

“Foi uma visita muito interessante por se tratar de um grupo que nunca tinha tido a oportunidade de conhecer uma parte de divulgação científica do Espaço Cultural. Eles ficaram muito impressionados e interessados com a apresentação do Planetário que é um equipamento raro e que só existe em três capitais do Nordeste (João Pessoa, Fortaleza e Aracaju) e no final do programa tivemos a oportunidade de mostrar para eles como funciona o espaço”, disse Damião Carvalho, diretor do Planetário, impressionado com o excelente comportamento dos socioeducandos que, por meio do Planetário, puderam fazer uma viagem ao espaço, olhar o céu, conhecer todo o movimento realizado pelos astros, e entender as estações do ano.

Para Davi Lira, diretor da Semiliberdade, a visita ao Espaço Cultural José Lins do Rego se trata de uma atividade muito importante, tanto no ponto de vista educacional quanto cultural, uma vez que se abordam temas específicos de sala de aula sobre o espaço de uma forma muito cativadora. “Sem falar que muitos educandos que ali estavam sequer tiveram a oportunidade de frequentar um ambiente como esse, antes da medida”, comentou Davi.

“Uma atividade cultural que nunca imaginei participar. Foi a primeira vez que fui ao Planetário e gostei muito. É muito interessante. A Semiliberdade está muito diferente. É um lugar que hoje não penso evadir e sim, cumprir a medida. Estou mais tranquilo e meu pensamento agora é trabalhar, construir minha família e viver melhor”, disse o socioeducando da Semiliberdade, V.A.S.F., que nunca tinha ido ao Planetário e não conhecia o Espaço Cultural.

Segundo Nilton Santos, coordenador do eixo Esporte, Arte e Cultura da Fundac, os socioeducandos ficaram muito felizes com a atividade cultural e disseram que a visita ao Planetário foi realmente uma viagem ao espaço. “Após a visita ao Planetário, os meninos tiveram ainda a oportunidade de ver a exposição de Diógenes Chaves e conhecer o museu José Lins do Rego e ficaram muito empolgados em ver as peças antigas, foi o pontapé inicial para falarmos sobre a história de José Lins do Rego”, acrescentou Nilton.

A visita dos socioeducandos ao Espaço Cultural José Lins do Rego foi acompanhada pela direção da Semiliberdade, Davi Lira (diretor) e Wellington Fernandes (vice-diretor); pela professora Dhyan Urshita; pelo coordenador do eixo Esporte, Arte e Cultura da Fundac, Nilton Santos; pelo diretor do Planetário, Damião Carvalho, e por agentes socioeducativos da Unidade.

 

Ascom Pb