De acordo com um grande número de estudiosos, o ato de venerar os falecidos teve origem em meados do Século I. Naquela época, os Cristãos costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. Já a partir do século V, a igreja decidiu destinar uma data específica para que o que hoje nós conhecemos como de Dia dos Finados.

Ainda assim, a data para o Dia dos Finados só foi realmente estabelecida no século XIII. A escolha da data do dia 02 de novembro leva em conta que no dia anterior, dia 1º de novembro, é celebrado o “Dia de todos os Santos” e, nesta ocasião, são prestadas homenagens a todos que morreram em estado de graça, mas que não receberam a canonização. Já no dia 02, é o momento de relembrar os entes queridos que já partiram.

No dia de finados, as pessoas costumam visitar os cemitérios, levar flores e velas para enfeitar os túmulos, e, mesmo sendo uma data triste por trazer lembranças de uma pessoa amada, exalta a vida eterna em forma de lembranças, com a esperança que foram recebidos pelo reino de Deus.

Curiosidades

Para os católicos, o dia dos finados é celebrado com muitas orações. Na data, muitas famílias evitam ligar o rádio ou mesmo a televisão.

Dentro do cristianismo, a data é conhecida como “a lembrança dos fiéis defuntos”.

Diferente de outros países, no México, a data conhecida como “Dia dos Mortos” é celebrada com festa e são preparados grandes banquetes nas casas das pessoas. Se trata de uma das maiores comemorações do país, que começa no dia 31 de Outubro e termina, em tese, na noite do dia 2 de Novembro.