Setor de serviços na Paraíba registra quarto maior crescimento do Brasil, revela IBGE

O volume de serviços prestados na Paraíba apresentou taxa de crescimento de 10,6% no mês de julho, quando comparado ao mesmo mês do ano passado, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados, nesta terça-feira (13). Foi a maior taxa de crescimento do Nordeste e a quarta maior do País.

 

O crescimento de dois dígitos no mês de julho do setor de serviços foi bem superior à taxa de crescimento do País no mesmo período (6,3%). Na comparação de julho sobre o mês anterior, o setor de serviços registrou também alta de 0,9%. De janeiro a julho, o setor de serviços da Paraíba acumula expansão também de dois dígitos (11%), enquanto o País apresentou alta menor (8,5%).

 

Entre os cinco grandes grupos, o avanço de junho para julho tem como destaque as atividades de transportes, informação e comunicação e os serviços prestados às famílias (setores de hotéis, restaurantes e transporte aéreo).

 

Segundo o gerente da pesquisa de Serviço do IBGE, Rodrigo Lobo, “com esse crescimento de julho, o setor de serviços chega ao ponto mais alto desde novembro de 2014, ou seja, do maior patamar da série. Essa retomada de crescimento é bastante significativa e é ligada aos serviços voltados às empresas, como os de tecnologia da informação e o de transporte de cargas, que têm um crescimento expressivo e alcançam, em julho, os pontos mais altos das suas respectivas séries. Então o que traz o setor de serviços a esse patamar é o dinamismo desses dois segmentos”, destaca.