Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

SES recebe menção honrosa do Ministério da Saúde e da Opas pela atuação da vigilância epidemiológica

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (GEVS), recebeu menção honrosa como serviço de destaque durante a emergência em saúde pública da Covid-19. A homenagem foi entregue em evento realizado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) que tinha o intuito de discutir as síndromes gripais e avaliar a resposta da vigilância para a pandemia de Covid-19 no Brasil.

 

De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, o evento está discutindo as ações desenvolvidas no decorrer da pandemia e a atual situação do Covid-19, influenza e outros vírus respiratórios. “A ideia é mostrar experiências exitosas dos diversos estados do Brasil para estarmos mais preparados para eventos futuros. Essa menção é um reconhecimento do trabalho de toda uma equipe envolvida e apta a desempenhar o nosso melhor pelo SUS”, destaca.

 

Na ocasião, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB) também recebeu uma homenagem pelo desempenho durante o enfrentamento da pandemia. Esse reconhecimento vem coroar os investimentos empreendidos por parte do Governo do Estado para ampliação e modernização da estrutura física e parque tecnológico. O diretor do Lacen, Bergson Vasconcelos, também destaca o trabalho desenvolvido por toda a equipe de especialistas engajados e com elevada expertise técnica que atuam na instituição.

 

“A exemplo do Núcleo de Vigilância Laboratorial que, em parceria com a Vigilância Epidemiológica Estadual, conduzem as ações de monitoramento, mapeamento e acompanhamento do comportamento dos agentes patológicos que põem em risco a população paraibana através de ferramentas tecnológicas de última geração que propiciam resposta oportuna e assertiva para subsidiar as tomadas de decisão em Saúde Pública”, pontua.

 

A Reunião Nacional de Síndromes Gripais e Avaliação da Resposta de Vigilância para Pandemia de Covid-19 no Brasil está ocorrendo em Brasília e vai até esta quinta-feira (10).

Secom