Objetivo do mapeamento é reunir um conjunto de informações que possibilitem o planejamento de ações de segurança pública
Brasília/DF, 01/10/2024 – A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) lançou na manhã desta terça-feira (01), o Mapa das Organizações Criminosas 2024, relatório desenvolvido pela Diretoria de Inteligência Penitenciária (DIPEN) que revela a extensão do crime organizado no Brasil, usando como base o sistema prisional e a presença de detentos faccionados em cumprimento de pena nas unidades prisionais do país.
O Secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, o Secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, o Diretor de Inteligência da SENAPPEN, Antônio Glautter, e o Diretor do Sistema Penitenciário Federal, Marcelo Stona, participaram da solenidade de abertura no auditório da sede da SENAPPEN.
O evento reuniu também secretários de Administração Penitenciária dos Estados, diretores das penitenciárias federais, gestores de inteligência penitenciária, integrantes da Rede de Inteligência Penitenciária, além de representantes da Polícia Militar do DF, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
O objetivo do mapeamento é reunir um conjunto de informações que possibilitem o planejamento de ações de segurança pública para combater as organizações criminosas (Orcrims). Dados que podem ajudar a entender as complexas redes do crime organizado no Brasil e fora dele, identificar pontos críticos, tendências, lideranças e o surgimento de grupos criminosos.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN