Mostra ocorre entre os dias 14 e 18 de julho em mais de 50 unidades prisionais do país, beneficiando mais de 5 mil internos
O cinema chega às unidades prisionais de todo o Brasil com uma proposta transformadora. A 1ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Sistema Prisional é uma ação inédita que leva curtas-metragens, rodas de conversa e dinâmicas educativas com foco em dignidade, cidadania e pensamento crítico para pessoas privadas de liberdade (PPL). A Mostra ocorre entre os dias 14 e 18 de julho em 54 unidades prisionais do país, beneficiando mais de 5 mil internos.
A iniciativa é parte da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), e tem como tema central “Viver com dignidade é direito humano”. No sistema prisional, a ação é coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), em articulação com administrações penitenciárias estaduais e distrital.
A exibição de filmes dentro das unidades prisionais integra a estratégia de reintegração social por meio do acesso à cultura e à educação. Além de promover reflexão e diálogo, a participação voluntária nas sessões também possibilita o benefício da remição de pena, conforme previsto na legislação penal brasileira.
A Mostra também marca a consolidação de ações previstas no Plano Pena Justa, reunindo esforços do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), MDHC, Ministério das Mulheres, Universidade Federal Fluminense (UFF), Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do programa Fazendo Justiça, e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Essa ação está alinhada à meta geral do Plano Nacional Pena Justa: Incorporação das atividades de cultura, esportes e lazer nos planos estaduais de educação com estratégia para garantir a equidade de raça e gênero, indicador 2.2.4.1.3.1.