A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB) realizou nesta quarta-feira (27) o II Seminário do Sistema Prisional da Paraíba. O evento, aconteceu no Centro Cultural Ariano Suassuna, em Jaguaribe, João Pessoa. O objetivo foi debater temáticas sobre teoria e prática do policiamento penal.
O governador João Azevêdo foi representado pelo secretário de Governo, Roberto Paulino, que destacou a evolução das Forças de Segurança da Paraíba e parabenizou a Seap na pessoa do secretário João Alves pela realização de importante seminário sobre o papel e os desafios da Polícia Penal.
O secretário João Alves afirmou que o Sistema Prisional da Paraíba tem avançado. Ano passado conquistou o terceiro lugar em gestão prisional no Brasil. “Esse seminário é justamente para despertar nos nossos policiais penais a importância do tratamento humanizado; da ressocialização de pessoas em privação de liberdade, sem descuidar da questão de segurança nos presídios”.
O gestor observou ainda que nas unidades prisionais as atividades educacionais têm evoluído, reeducandos estão sendo alfabetizados, conquistado vagas em universidades. O programa Governamental Opera Paraíba também atende aos reeducandos que necessitam de cirurgias. Destacou ainda os projetos de ressocialização Castelo de Bonecas e Esperança no Espaço, a fabricação de telescópios por reeducandos da cadeia de Esperança, iniciativa que conquistou o prêmio LED – Luz na Educação, da Rede Globo, concorrendo com mais de 2.000 projetos no Brasil.
Sobre o lançamento do livro Mulheres que fazem acontecer no Sistema Penitenciário da Paraíba, João Alves declarou ser uma iniciativa louvável e é uma homenagem da Seap a todas as mulheres que trabalham no sistema prisional paraibano.
A obra está disponível na versão digital na Bio do Instagram da Escola de Gestão Penitenciária @egepen.pb.
O secretário da Segurança e Defesa Social, delegado Jean Nunes, sobre o livro declarou: “Escrever é importante, doutor João, porque a gente passa e quando você olha para trás se nada ficou escrito, é o risco na água. E quando você consegue documentar, escrever, institucionalizar essas ações de ressocialização, essas ações de administrativas e operacionais, isto fica para a posteridade, para consultas, isto fica para trabalhos acadêmicos, para a academia. Então é importante, por isso, agradecer mais uma vez e reforçar a nossa parceria, conte sempre conosco”.
A juíza auxiliar da Vara da Execução Penal, Andrea Arcoverde, agradeceu aos secretários João Alves e Jean Nunes pelas parcerias. A magistrada ressaltou que tem muito amor pela Polícia Penal da Paraíba, e tem se dedicado ao sistema prisional.
O seminário teve cinco painéis abordando diversas temáticas de teoria e prática no policiamento penal. Teve ainda a participação do secretário executivo da Seap, João Paulo Barros, diversos gerentes da Secretaria da Administração Penitenciária, do presidente da Associação dos Policiais Penais da Paraíba, Wagner Falcão, bem como representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e autoridades policiais do Estado de Santa Catarina e policiais penais de Pernambuco.
_______
Ascom/Seap-PB – Josélio Carneiro