Fonte: O Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu ignorar os apelos de candidatos petistas pelo país e fará apenas mais uma agenda de campanha antes do primeiro turno da eleição municipal deste ano. No sábado, Lula participará de uma caminhada com o candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos. Com o presidente abdicando do pleito em outros locais, postulantes do partido e nomes apoiados pelo PT enfrentam dificuldades nas capitais e veem aliados debandarem para o lado adversário.

Em Belo Horizonte, Belém, Aracaju, João Pessoa e Salvador, nomes do PT ou aliados vêm enfrentando dificuldades, diante de um quadro já complicado para a legenda, que não administra nenhuma capital. Por conta disso, alas do partido já estão desembarcando das campanhas e buscam acordos informais com outros nomes, tentando especialmente conter a ascensão de candidatos vinculados ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em João Pessoa, o presidente do PT na Paraíba, Jackson Macedo, já se manifestou a favor de uma aliança com o prefeito Cícero Lucena (PP), que tenta a reeleição. Na semana passada, criticou o candidato petista à prefeitura da cidade, Luciano Cartaxo, por se juntar com outros adversários do mandatário para cobrar a presença de tropas federais na capital e criticar o modo como Lucena lida com a segurança pública. O prefeito tem 53% das intenções de voto, segundo a Quaest divulgada há duas semanas, o que pode garantir a vitória no primeiro turno. Cartaxo, que foi procurado e não se manifestou, aparece com 18%.