A suspensão da Operação Carro-Pipa na Paraíba a partir desta segunda-feira (25) trouxe a incerteza de como famílias vão ter acesso à água nos próximos dias. Segundo projeção da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), cerca de 270 mil paraibanos serão afetados com o problema, relevado na última sexta-feira (23) pelo Blog Wallison Bezerra, do Portal MaisPB.
É o caso de dona Terezinha Simões, moradora da Zona Rural de Junco do Seridó, no Sertão da Paraíba. Em entrevista à Rede Mais, a líder de uma família com 16 membros desabafou.
“Meu Deus, se não vai ter mais água, se o Exército não tem, e aí, o que fazer?”, indagou.
Dona Terezinha mora com o marido, acometido de uma doença, e outros familiares. Com as últimas gotas reservadas na cisterna, ela não sabe como será caso a situação não seja revertida. Para evitar a escassez, a moradora tem economizado no que pode.
“Onde eu moro a dificuldade da água é muito grande. Justamente na minha casa, tem o problema de saúde do meu marido. É muito difícil. Porque todos os meses a cisterna é enchida, todo mês o carro-pipa vem deixar e nesse mês de novembro está perto de secar. Só Jesus. É difícil, eu não tenho outro recurso de água, fico sem saber o que fazer”, afirmou.
Também em Junco do Seridó, Zélia Maria da Silva comunga da mesma preocupação. Na região onde reside, um açude ameniza a situação. O líquido extraído do manancial, porém, não é próprio para consumo.
“Tudo fica muito difícil. Graças a Deus onde eu moro tem um açude para gasto. Mas, quando falta a água do Exército [Carro-Pipa] fica muito difícil para nós. Aqui temos crianças, tem idoso. A água era para vir dia 28, mas não vem. Vamos ver com a graça de Deus como vai ficar”, relatou.
Sem o Poder Público garantir água, Zélia viaja até o centro para adquirir o suficiente para sobrevivência.
“Quando a cisterna seca, eu vou no açude pegar água para lavar roupa. Para beber, vou na cidade e compro para beber”, detalhou.
Suspensão da Operação Carro-Pipa
A Operação Carro-Pipa, responsável por levar abastecimento de água a pelo menos 70 municípios da Paraíba, foi suspensa no estado. O comunicado foi emitido na última sexta-feira (22) pelo Escritório Regional do Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército e enviado aos coordenadores da Defesa Civil.
“Informo a Vossa Senhoria que a Operação Carro-Pipa (OCP) está suspensa temporariamente devido a falta de descentralização de recursos financeiros pelo Governo Federal. Em consequência, a partir do dia 25 de novembro, não haverá distribuição de água às comunidades dos municípios”, diz o aviso.
No sábado (23), ao Blog Wallison Bezerra, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, havia informado que iria dialogar sobre o tema hoje com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Simone Tebet.
Provocada pela Portal MaisPB, a assessoria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão disse, nesta segunda-feira (25), que “a Secretaria de Orçamento Federal se manifesta somente acerca de créditos orçamentários cuja proposta já esteja formalizada e seus efeitos tornados públicos”. Questionada se houve a formalização de debate ou discussão sobre o tema, a pasta informou que não.
Governador leva problema à mesa em reunião
O governador João Azevêdo esteve no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), ocasião em que manteve audiência com o secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Serra, para pleitear uma solução rápida, visando assegurar o abastecimento de água por meio de carro-pipa em 70 municípios da Paraíba. Na ocasião, o gestor recebeu a garantia de que a operação carro-pipa será retomada nos próximos dias.
“Foi-nos passado que não se tratava de uma situação financeira, mas orçamentária e o Ministério está com toda sua energia possível nessa pauta para que os serviços sejam liberados nos próximos dias. Eu tenho certeza de que em muito breve, estaremos equacionando essa questão para levar tranquilidade a esses 70 municípios, com a garantia de que a operação voltará, provavelmente, esta semana”, pontuou o chefe do Executivo estadual, que também manteve contato telefônico com o ministro Waldez Goes.
João Azevêdo também assegurou que o Governo da Paraíba, por meio da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e Corpo de Bombeiros, dará assistência aos municípios que tiverem dificuldades no abastecimento até a retomada da operação carro-pipa pelo governo federal.
Por sua vez, o secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Serra, assegurou que o governo federal já trabalha para garantir a continuidade do serviço na Paraíba.
“Em nome do ministro Waldez, nós agradecemos a visita do governador e não só o Ministério da Integração, mas todo o governo federal está envidando todos os esforços para manter o bom funcionamento do carro-pipa. Estamos tratando de algumas questões sobre liberação de recursos, mas temos todas as energias depositadas pelo ministro Waldez para que a população da Paraíba não fique desabastecida com a operação carro-pipa, que é tão importante na vida de todos os beneficiários”, comentou.
Wallison Bezerra e Gabriel Albuquerque – MaisPB/VAVADALUZ