Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

SEI SIM, SEI NÃO : Paraíba deve ter chuvas acima da média entre julho e setembro

Paraíba deve ter chuvas acima da média entre julho e setembro

Podem preparar os guarda-chuvas, pois as previsões de precipitações na Paraíba para o próximo trimestre (julho, agosto e setembro) é de chuvas acima da média. Essa informação foi repassada para a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), pelo meteorologista, professor e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), PhD em Meteorologia e pós-doutor em Hidrologia de Florestas, Luiz Carlos Baldicero Molion.

Ainda segundo o meteorologista, a previsão de chuvas na Paraíba para o último trimestre do ano (outubro, novembro e dezembro) é de precipitações em torno da média que o estado apresentou nos últimos anos. Dados da estação de João Pessoa do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) apontam que no trimestre abril/maio/junho, choveu 835mm, e até agora, em julho, já choveu 161mm, sendo, inclusive, registrada uma chuva de 106mm, no último dia 10.

Na opinião do presidente da Asplan, José Inácio de Morais, as previsões são muito positivas. “Saber que teremos chuva acima da média, logo no início da próxima safra, e depois chuvas na média no último trimestre do ano, nos dá um alivio muito grande, pois, quem vive da agricultura sabe o quão importante é ter segurança hídrica e nós só temos essa segurança ou irrigando, que demanda custos e investimentos, ou contando com as chuvas, que nos chegam gratuitamente. Desta forma, saber que teremos chuvas nos traz alegria e tranquilidade”, reitera José Inácio.

Redação

Blog do Rembrandt Carvalho