Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Secretário do turismo de Itatuba, José Ronaldo Filho, se reúne com superintendente do Iphan, para tomar medidas legais a fim de proteger os sítios arqueológicos de Itatuba

Secretário do turismo de Itatuba, José Ronaldo Filho, se reúne com superintendente do Iphan, para tomar medidas legais a fim de proteger os sítios arqueológicos de Itatuba

Na tarde de ontem, quinta-feira (28), o secretário municipal de turismo, cultura e esportes do município de Itatuba, José Ronaldo Andrade Filho, participou, na capital do Estado, de reunião agendada com Hyago Celane, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no Estado da Paraíba.
José Ronaldo demonstrou preocupação com a maneira com que os sítios arqueológicos do município de Itatuba, vinham sendo explorados, especialmente Lajes e Batente, (os quais recebiam visitação constante) e encontram-se degradados, com acúmulo de lixo e sem o devido isolamento das gravuras e inscrições rupestres.
O secretário de turismo ressaltou que a nova gestão do município, sob o comando do prefeito Josmar Lacerda, tem o maior cuidado em preservar o rico patrimônio arqueológico, entretanto, respeitando a legislação federal que resguarda esses patrimônios nacionais.
Foi este o fato motivador da solicitação da reunião com o IPHAN, uma vez que o secretário tem buscado os órgãos competentes para que as melhores estratégias sejam adotadas para o usufruto do patrimônio sem o risco de causar danos em longo prazo. O superintendente Hyago Celane frisou sobre a importância de estabelecer parcerias entre os municípios e IPHAN, para efetivamente realizar ações em prol da preservação e difusão do patrimônio arqueológico por meio do turismo local, desde que se adotando preventivamente todas as medidas necessárias e que o IPHAN está à disposição para orientar no que necessário fosse.
A arqueóloga Larisa Araújo fez um apanhado sobre a situação dos sítios atualmente identificados no município de Itatuba, destacando um total de 07 sítios, sendo eles: – Pedra Pintada I, Pedra Batente I, Pedra Batente II e Lajes já com registro formalizado e já cadastrados no CNSA; – Pedra do Tetéu e Pedra da Barragem.
O secretário ressaltou que é de grande interesse do município investir no turismo naquela região, desde que atendendo aos requisitos legais, de forma a proteger os sítios de futuras degradações. O secretário e o superintendente do IPHAN, Hyago Celani, pré agendaram uma visita conjunta aos sítios do município de Itatuba, nos primeiros dias do mês de março, na qual as partes – IPHAN, Prefeitura/secretaria de turismo efetivarão os encaminhamentos para que os projetos sejam consolidados durante o ano de 2021.

ASCOM/SETUR Itatuba