Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Secretário de Segurança Pública acompanhado de representantes do TJPB visitam Fórum de Alagoa Grande

Secretário de Segurança Pública acompanhado de representantes do TJPB visitam Fórum de Alagoa Grande

Uma das ações é a implantação do Projeto Acesso Seguro, que tem por objetivo controlar o acesso das pessoas às unidades da Justiça estadual

“É importante a implantação desse projeto, porque a gente vai ter um controle maior de todas as pessoas que têm acesso ao interior do Fórum”, destacou a juíza Michelini de Oliveira Dantas Jatobá (Foto: Reprodução)

Na manhã desta terça-feira (26), os juízes auxiliares da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, Rodrigo Marques, Gustavo Procópio e Meales Melo, em companhia do secretário de Segurança Pública do Estado, Jean Nunes, estiveram na Comarca de Alagoa Grande para se inteirar do assalto acontecido na noite dessa segunda-feira (25) no Fórum local, ocasião em que foram levadas 61 armas pelos bandidos. 

Também estava presente o gerente da Assessoria Militar do TJPB, coronel Gilberto Moura, e equipe.

De acordo com o juiz Rodrigo Marques, a visita teve o objetivo de prestar total apoio ao juiz e diretor do Fórum, José Jackson Guimarães. “Estamos todos aqui solidários e empenhados no intuito, tanto de apoiar moralmente o juiz, como também elucidar esse grave delito. As equipes de inteligência da Polícia Civil e da Polícia Militar estão em campo. Nós já temos algumas informações importantes. Um dos meliantes foi baleado e seu celular apreendido. Acreditamos que, num curto espaço de tempo, teremos já uma solução definitiva para esse caso específico”, afirmou.

O magistrado explicou que o caso ocorrido em Alagoa Grande é um fato isolado no Estado. “A nossa equipe de segurança segue as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e as determinações da Presidência do Tribunal de Justiça, no sentido de recolher, com a periodicidade máxima de um mês, todas as armas dos fóruns”, ressaltou. No caso de Alagoa Grande, houve um equívoco por parte de um servidor do Fórum, que não enviou ofício à Assessoria Militar para o recambiamento das armas.

“Nossas equipes estão correndo todas as comarcas do Estado da Paraíba, de Cabedelo a Cajazeiras, com periodicidade de, no máximo, um mês, com o intuito justamente de se evitar esse tipo de ocorrência. O que aconteceu no Fórum de Alagoa Grande foi uma exceção e não pode ser levada como regra. Outras providências, agora, serão tomadas, com a colaboração e a prestimosidade do secretário de Segurança Pública”, destacou Rodrigo Marques. 

O gerente da Assessoria Militar do TJPB, coronel Gilberto Moura, informou que as armas levadas pelos assaltantes foram recuperadas pela Polícia Militar e estão sendo catalogadas pela Assessoria Militar do Tribunal. Ato seguinte, elas serão encaminhadas ao Exército para destruição. 

“A partir desta terça-feira, com a assinatura do Termo de Cooperação entre o Tribunal de Justiça da Paraíba e a Polícia Civil, as armas objetos de processos criminais não ficarão mais guardadas nos fóruns, ficarão, agora, sob a responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública do Estado”, enfatizou.

O secretário de Segurança Pública do Estado, Jean Nunes, considerou o fato como lamentável e garantiu que todos os esforços estão sendo envidados no sentido da elucidação imediata do caso. “Estamos aqui para demonstrar o compromisso do Governo do Estado em unir forças com o Tribunal de Justiça no sentido de elucidar esse crime o mais rápido possível e dar uma resposta à sociedade”, pontuou.

O juiz José Jackson Guimarães, diretor do Fórum de Alagoa Grande, destacou o apoio recebido por parte da Presidência do Tribunal de Justiça. “Eu só tenho que louvar a iniciativa do Tribunal, que logo cedo já mandou toda a sua equipe para tentar minimizar essa ousadia. A Justiça tem que dar uma resposta muito rápida a isso que aconteceu”. Segundo ele, várias medidas de segurança já foram anunciadas pelo TJPB para o Fórum da cidade. 

Uma das ações é a implantação do Projeto Acesso Seguro, que tem por objetivo  controlar o acesso das pessoas às unidades da Justiça estadual, seguindo procedimentos de identificação, inspeção de segurança, submissão ao aparelho detector de metais e utilização de crachá de identificação. “É importante a implantação desse projeto, porque a gente vai ter um controle maior de todas as pessoas que têm acesso ao interior do Fórum”, destacou a juíza Michelini de Oliveira Dantas Jatobá, gestora do Acesso Seguro.

Click Pb /vavadaluz