O secretário da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, afirmou que a Paraíba vai adquirir novas armas não tais para os policiais do estado. A medida será necessária para que o estado cumpra as exigências do decreto federal que regulamenta o uso da força durante operações policiais, publicado na última terça-feira (27).
Segundo Nunes, o decreto exige que cada policial disponha de pelo menos dois equipamentos não letais. Ele afirmou que o estado está preparado para se adequar às exigências, intensificando a compra desses equipamentos.
“A gente vai intensificar essas aquisições. O governo federal também se coloca à disposição para facilitar essas aquisições. Se precisar adquirir mais, a gente vai se adequar”, afirmou o secretário.
Em entrevista ao jornalista Wallisson Bezerra, Jean Nunes avaliou que a Paraíba já segue muitas das normas estabelecidas pelo decreto, e não vê grandes impactos nas operações de segurança pública do estado.
“O decreto traz algumas particularidades de exigência para o estado. A gente não tem dificuldade em se adequar porque tudo aquilo já é feito. O uso progressivo da força é uma constante desde sempre. Agora, a gente precisa analisar o cenário operacional, para não exigir do policial uma medida que não seja adequada para o local”, ponderou ele.
MaisPB/VAVADALUZ