Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Secretarias de Saúde do Estado e municípios realizam Dia D da Campanha de Multivacinação e Poliomielite

O primeiro compromisso do professor Alexandro Ferreira, neste sábado (17), logo pela manhã, foi levar os filhos Heitor, de 9 anos, e Laura, de 5, para se vacinarem contra a gripe, na Praça da Criança, em Santa Rita. O local foi o escolhido para a abertura oficial do Dia D de mobilização em todo estado da Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite. “Faço questão de dar todas as vacinas dos meus filhos porque protege e garante a saúde deles”, disse Heitor.

 

O objetivo da ação é reconquistar as altas coberturas vacinais e atualizar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente menor de 15 anos de idade e realizar a campanha indiscriminada contra a pólio para crianças de 1 ano a menores de 5 anos.

 

Dados parciais, contabilizados até o início da noite deste sábado (17) dão conta de que neste Dia D foram aplicadas 47.886 doses de vacina.

 

Rita de Cássia, de oito anos, está dentro dessa estatística. Tomou a segunda dose da vacina contra a Covid. Logo que chegou, chorou muito com medo da agulha. Mas depois o medo passou e ela parou de chorar. Disse que não doeu e recebeu um mimo da equipe de saúde: o “certificado de coragem pela demonstração de braveza e coragem ao enfrentar a temida agulha”.

 

Rita foi com os pais e a irmã Maria Luíza, de 10 meses, que tomou a terceira dose da pólio e não chorou de jeito nenhum. A mãe delas, a professora Ana Rosa, elogiou a ação. “Gostei muito do atendimento”, disse.

 

A secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, destacou a importância da parceria com os municípios e fez um apelo sobre a colaboração da população. “Estamos juntos e precisamos que a população entenda que a vacinação é sinônimo de saúde e prevenção evitando hospitalização e óbitos das crianças”, falou.

 

O secretário de Saúde de Santa Rita, Rafael Monteiro, disse que, mesmo com o município desenvolvendo diversas ações rotineiras, a exemplo de vacinação nas escolas, fábricas e até em horário noturno, na zona rural e em vários bairros, a cobertura vacinal está baixa. “Eu atribuo o fato de os pais não estarem levando seus filhos para se vacinarem à campanha antivacina que se instalou no país inteiro, em 2020. Daí a importância da união de forças para reverter essa situação e termos nossas crianças vacinadas e protegidas”, declarou.

 

Embora a Paraíba esteja em segundo lugar, no Brasil, na vacinação contra a poliomielite, com 66,02%, ainda não atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de 95%. O público total a ser vacinado em todo estado contra a poliomielite é de 227.851. Até agora, foram vacinadas 150.426. Faltam 77.425.

 

A Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite será encerrada no próximo dia 30 de setembro, mas a vacinação permanecerá, em todos os mais de 1000 postos, espalhados por todos os 223 municípios.

 

Parcial com o número de doses aplicadas no dia D (Informações até 18h)

 

Dados de 203 municípios:

 

Doses de VIP/VOP 11.614

Doses do Calendário básico: 28.691

Doses Covid : 7.581

Total de doses: 47.886

 

Municípios que mais vacinaram VIP/VOP: João Pessoa, Campina Grande, Patos, Mamanguape e Bayeux.

 

Municípios que mais vacinaram vacinas do Calendário Básico: João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Bayeux.

 

Municípios que mais vacinaram COVID: João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Sousa e Pedras de Fogo.