Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

 Secretária de educação de Ingá e presidente da Cooperativa de Reciclagem vão a Brasília para conhecer experiências na área de coleta seletiva, reciclagem e cooperativismo

 Secretária de educação de Ingá e presidente da Cooperativa de Reciclagem vão a Brasília para conhecer experiências na área de coleta seletiva, reciclagem e cooperativismo

A secretária de educação do município de ingá, a senhora Walbênia Oliveira, juntamente com o presidente da Cooperativa de Reciclagem Nova Estação, o senhor João Batista, no período de 03 a 06 de outubro, estiveram em uma Missão Técnica de Reciclagem em Brasília- DF, a convite da OCB-PB  (Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado da Paraíba).

Além da representante do poder público do município de Ingá e do presidente da Cooperativa, estiveram presentes nesta missão representantes de Cooperativas dos municípios de Itabaiana, Guarabira, Sapé, Campina Grande e do Orçamento Democrático da Paraíba.

Durante a missão foram visitadas Cooperativas de Reciclagem do DF, usina de reciclagem, sede da OCB e Sescoop, com o objetivo de conhecer a realidade local, buscar inovações que venham fortalecer as Coops da Paraíba, além de levar também nossos conhecimentos e experiências.

“Enquanto secretária representante do município de Ingá, me senti honrada em fazer parte desse primeiro grupo pós pandemia. Trouxe comigo ótimas experiências, novas ideias e principalmente a certeza de que o compromisso da educação com as Cooperativas de reciclagem é muito importante. Temos que intensificar o trabalho de conscientização da comunidade escolar e geral quanto a coleta seletiva domiciliar, a separação do lixo seco do molhado. Quem não teve a oportunidade de conhecer o trabalho desses catadores talvez não dimensione a importância de como nosso papel na sociedade será impactante no trabalho diário dos mesmos.
Por uma cidade mais limpa, por um lixo residencial separado de forma seletiva, por mais facilidade e agilidade no trabalho das Coops de reciclagem. Estamos fazendo a nossa parte, e você ?”

Por fim e não menos importante, queria agradecer aos representes sescoop, OCB-PB, Robson e Aretha que estiveram durante toda a missão ao lado de cada um de nós e que com tanto profissionalismo e empatia conseguiram direcionar com maestria toda a nossa missão técnica, assim como agradecer ao Remi e Ariosto representantes da OCB -DF, que também estiveram presentes durante todas as visitas, agradecer a todas as Coops que nos receberam e parabenizar pelo trabalho de cada um.
Para finalizar, gostaria de dizer o quanto sou grata ao prefeito Robério, por ter confiado a mim essa missão tão importante que é a de acompanhar de perto as Cooperativas de Ingá, poder auxiliar na formação de todas elas e vê o brilho no olhar de cada um Cooperado. Obrigada prefeito pela honra a mim concedida e principalmente por ter essa visão de Cooperativismo e de confiar e fortalecer o desejo dessas pessoas de que elas podem sim, caminhar com as próprias pernas “ – enfatizou a secretária municipal de educação, Walbenia da Silva Andrade de Oliveira Félix.

PRJETO RECONECTE 

No último dia 05 de outubro a secretária de educação participou de uma reunião na sede da Secretaria Nacional da Família em Brasília – DF, na oportunidade foi alinhado o Programa Reconecte, aderido pelo prefeito na sua última visita ao Ministério e que a Secretaria de Educação vem alinhando deste então junto às escolas do ensino fundamental anos finais. Assim como tratados outros assuntos de muita importância para fortalecer educação em nosso município, a secretária acredita que o trabalho deve ser realizado em parceria família e escola. – “Com muito orgulho fazemos parte do projeto piloto do Reconecte.”