A Secretaria da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) participou nesta terça-feira (26) da III Jornada da Mulher, evento promovido pela Secretaria Estadual da Educação, local onde ocorreram as atividades. O secretário da Seap-PB, João Alves, prestigiou a apresentação de dança de mulheres trans, reeducandas da Penitenciária Silvio Porto, de João Pessoa. O gestor reafirmou o compromisso da Seap em promover a ressocialização. A juíza auxiliar da Vara das Execuções Penais de João Pessoa, Andrea Arcoverde também prestigiou o evento.
João Alves destacou que o Governo do Estado tem promovido ações de ressocialização de pessoas em privação de liberdade e a cultura, a dança, a educação, são fundamentais nesse processo de reinserção social. O gestor acrescentou que a Secretaria da Educação e o Poder Judiciário, por meio da Vara das Execuções Penais têm sido parceiros essenciais nas políticas de ressocialização no sistema prisional paraibano. A professora Germana Dália, coordena o MoveMente. Dança com reeducandas. A professora Eliane Aquino, coordenadora de Educação nas Prisões, participou da jornada.
Livro – No final do evento, registro do banner do livro Mulheres que fazem acontecer no Sistema Penitenciário da Paraíba, obra escrita por 34 mulheres, incluindo policiais penais, professoras, profissionais da saúde, assistente social. A obra vai ter seu lançamento anunciado pelo secretário João Alves – na versão digital – nesta quarta-feira(27), no II Seminário do Sistema Prisional da Paraíba, das 8h às 14h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa, bairro de Jaguaribe. O livro tem como organizadores os policiais penais Josélio Carneiro (idealizador e editor), Mazukyevicz Ramon Silva, e a assistente social Cizia de Assis Romeu. O público a partir de amahã já pode acessar o livro por meio de QR CODE, a ser disponibilizado no ambiente. O link do livro em PDF estará na Bio do Instagram da Escola de Gestão Penitenciária (EGEPEN).
_______
Ascom/Seap