Na semana do Dia das Mães, o Sarau do Artesanato, idealizado pela deputada estadual Francisca Motta (Republicanos), reuniu na tarde desta terça-feira (09), diversas autoridades e sociedade civil, na sede do Museu do Artesanato Paraibano.
Fruto do projeto ‘Entre Elas’, que dialogou com artesãos no último mês de março, o sarau teve como objetivo dar visibilidade ao museu, e gerar renda para os artesãos.
“Sabemos que já existe uma rede de apoio forte e estruturada, em favor dos artesãos paraibanos. O nosso mandato vem para somar, para aproximar ainda mais a Assembleia do artesanato paraibano. Além do sarau, já aprovamos na Casa, projetos de indicação que defendem um maior orçamento para o Empreender Paraíba, e para a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Também conseguimos que a Tv Assembleia veicule documentários sobre os nossos artesãos. Tenho certeza que de que iremos ampliar ainda mais essa rede de apoio”, explicou Francisca Motta.
A primeira-dama do Estado da Paraíba e presidente de honra do Programa do Artesanato (PAP), Ana Maria Lins, lembrou os investimentos feitos pela gestão João Azevêdo, desde a revitalização completa do museu, a criação do PAP, e centros de artesanato pela Paraíba. “O governo tem um olhar especial para o artesanato, mas, precisamos continuar olhando para frente e trabalhando cada vez mais. Agradeço a deputada Francisca Motta pela força que chega”, ressaltou Ana Lins.
Arte em fibras, cerâmica, madeira, fios, rendas, bordados, brinquedos populares, flandres e metais estão expostas e para comercialização no museu, que conta com mais de mil artigos, de todas as regiões da Paraiba.
A artesã Tereza Júlio, que participou do projeto ‘Entre Elas’, avaliou o sarau. “Eu participei da construção desde sarau. Hoje ele é realidade. A nossa expectativa é que esses momentos se tornem contínuos, para que cada vez mais pessoas tenham acesso ao artesanato paraibano”, comemorou Tereza.
Entre as autoridades, a presidente da Associação Promocional do Poder Legislativo, Manuelly Gomes; a secretária de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas; a coordenadora do Programa do Artesanato Paraibano, Marielza Rodriguez; o diretor do Museu do Artesanato, Fábio Boca; o curador do artesanato paraibano, Geo Oliveira; a deputada estadual Silvia Benjamim (Republicanos), secretárias de Estado e imprensa paraibana.
Os cantores paraibanos Danillo Wagner e Madu Ayá animaram a tarde de cultura e vendas, no museu Janete Costa.