E também além de utilizar o CPF como número de identificação do cidadão brasileiro e incluir o QR Code, para auxiliar ainda mais na análise das informações da pessoa de forma segura e digital, a nova carteira de identidade, será emitida com padrão internacional.
Ou seja, ele terá o código Máquina Readable Zone (MRZ), que é usado em passaportes, para fazer a leitura do titular, especialmente nos aeroportos. Seguindo esta linha o novo RG, ele será usado como um “documento de viagem”, válido em alguns países.
Quais países aceitarão o novo cartão de identificação?
Prevê-se que o Novo RG será utilizado como documento de viagem, apenas nos países do Mercosul, ou seja:
- Brasil;
- Argentina;
- Paraguai;
- Uruguai;
- Venezuela (foi suspensa atualmente).
Novo cartão de identificação
A previsão é que o identificador também receba um aplicativo com capacidade para armazenar diversos dados do cidadão, como carteira de vacinação, carteira de trabalho e carteira de motorista (CNH).
Embora seja uma forma mais prática e rápida de acessar as informações, o Novo RG não substituirá completamente a versão física desses outros documentos.
O que há na nova ID?
Fizemos uma breve lista do que será incluído na nova carteira de identidade, você poderá carregar tudo em um documento, lembrando que você ainda substituirá todos esses documentos físicos.
- Documento de identidade profissional;
- Carteira Nacional de Saúde;
- Números do NIS/PIS/Pasep;
- Indicativo de pessoas com necessidades especiais;
- Código Internacional de Doenças (CID);
- Cartão de vacinação
- Carteira de motorista.
FONTE: REDE BRASIL