Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Saiba quais são os 21 Alimentos ricos em vitamina C

Alimentos ricos em vitamina C, como morangos, laranjas e limões, ajudam a fortalecer as defesas naturais do corpo porque lutam contra radicais livres, que são prejudiciais quando estão em excesso no corpo, facilitando o aparecimento de certas doenças.

 

A vitamina C deve ser consumida regularmente porque esse nutriente facilita a absorção de ferro no intestino e é especialmente indicado no tratamento contra a anemia.

Além disso, a vitamina C facilita a cicatrização da pele e melhora a circulação sanguínea, sendo ótima para ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, como aterosclerose e pressão alta, por exemplo. Confira outras funções importantes da vitamina C no corpo.

Além disso, outros alimentos contendo vitamina C, embora em menor quantidade sejam alface, alcachofra, melancia, banana, espinafre, abacate, maçãs, cenoura, ameixas, abóbora e beterraba. Para obter uma boa quantidade de vitamina C, o ideal é consumir alimentos frescos ou em sucos.

Quantidade diária recomendada de vitamina C

A ingestão de vitamina C varia de acordo com a idade e o sexo, e recomenda-se consumir 75 mg por dia para mulheres a partir dos 19 anos de idade. Para homens com 19 anos em diante, a quantidade recomendada é de 90 mgs por dia. Veja a quantidade recomendada de vitamina C para todas as idades.

 

No entanto, há alguns casos em que o corpo precisa de maior quantidade de vitamina C. Por exemplo, os fumantes devem tomar 35 mg de vitamina C a mais do que a quantidade diária recomendada. mAlém disso, condições como diarreia, cirurgias, resfriados, gravidez ou amamentação podem aumentar as necessidades de vitamina C do corpo.

 

Quando tomar suplementos de vitamina C 

Suplementos de vitamina C são indicados principalmente para aqueles que têm sintomas de deficiência de vitamina C no corpo, como fadiga e sangramento na pele e gengivas, que são um dos sintomas do escorbuto. Suplementos de vitamina C também podem ser úteis para:

  • Evitar e combater sinais roxos que possam surgir na pele em pequenas lesões;
  • acelerar a restauração de praticantes e atletas de atividade física, o que ajuda na obtenção de massa muscular;
  • fortalecer o sistema de defesa do corpo, prevenir resfriados, gripes e outras doenças;
  • Fortalecer os ossos porque eles contribuem para a produção e absorção do colágeno, impedindo o enfraquecimento das articulações do corpo. Veja mais alimentos ricos em colágeno e aqueles que ajudam a produzir colágeno.
  • Pessoas saudáveis geralmente não precisam de suplementos de vitamina C, pois quantidades adequadas dessa vitamina podem ser facilmente alcançadas através de uma dieta equilibrada e variada.

 

 

Quando necessário, os suplementos de vitamina C devem ser sempre direcionados pelo seu médico ou nutricionista. Conheça todos os benefícios da vitamina C e como tomá-la.

Como manter a vitamina C longe dos alimentos

Para manter a vitamina C longe dos alimentos, é importante evitar deixar frutas como morangos, mamão, kiwi ou laranjas descascadas, em contato com o ar e exposição à luz por um longo tempo, pois esses fatores podem reduzir a quantidade de vitamina C dos alimentos. Assim, ao fazer suco de laranja ou acerola e não consumi-lo imediatamente após o preparo, é importante colocá-lo na geladeira, em um pote escuro e coberto para evitar que o suco entre em contato com o ar e a luz da geladeira.

Além disso, a quantidade de vitamina C de alimentos como brócolis, couve ou pimenta-do-reino é ligeiramente reduzida quando cozida. A temperaturas muito altas, a vitamina C da comida é completamente destruída. Portanto, para que o corpo tire o máximo da vitamina C, é importante tentar comer o mais naturalmente possível, evitando cozinhar.