Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ROJETO RIO MAMANGUAPE – FASE II ESTREIA PROGRAMA NA RÁDIO CARIRI AM

             Em 2015, o Projeto Rio Mamanguape – Fase II está completando 10 anos de ações na região do semiárido paraibano, concentrando um longo histórico de atuação e benefícios aos oito municípios de sua abrangência. E para comemorar a data, a coordenação da iniciativa patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental vem realizando mudanças estratégicas com o objetivo de fomentar ainda mais o trabalho desenvolvido nas comunidades, e, por conta disso, lançou um novo programa de rádio, desta vez, veiculado em uma emissora que pudesse alcançar toda a área de abrangência.

            Até o mês passado, o programa “Rio Mamanguape em Ação” era veiculado de forma descentralizada, em quatro rádios comunitárias nos municípios de Alagoa Nova, São Sebastião de Lagoa de Roça, Esperança e Areial. Apesar da importante contribuição das emissoras, percebia-se uma lacuna em relação às outras quatro cidades atendidas pelo Projeto e por isso, a estratégia foi de melhorar a comunicação com a comunidade.

            Agora, a através da Rádio Cariri AM 1160, semanalmente, todos os oito municípios inseridos no campo de atuação do Projeto Rio Mamanguape – Fase II estarão recebendo as informações sobre as atividades e eventos realizados. O novo “Rio Mamanguape em Ação” também se transformou em um canal mais participativo e dinâmico, através da apresentação da jornalista Josete Farias. “Temos certeza que essa é uma grande e importante evolução do Projeto na área de comunicação. Agora, teremos a chance de se comunicar com todos os municípios, sem nenhuma falha na recepção, já que o sinal da Rádio Cariri chega perfeitamente em mais de 70 municípios. Estamos muito entusiasmados com o novo momento” declarou à comunicadora.

            A produção radiofônica vai ar semanalmente. Todo sábado, a partir das 13h e conta com a participação não só dos técnicos da Coopacne, como também dos atores que contribuem diariamente com o fomento das atividades junto à comunidade.

            “Não podemos reconhecer a importante contribuição que as rádios comunitárias parceiras do Projeto deram à iniciativa durante esses dez anos, no entanto, a coordenação percebeu que era momento de melhorar ainda mais a comunicação com a sociedade e por isso, acreditamos, que esta foi uma acerta iniciativa de evolução” comentou o jornalista Márcio Rangel Ferreira da Silva, responsável pela assessoria de imprensa do Projeto Rio Mamanguape – Fase II.

ARTESÃOS DE 4 MUNICÍPIOS PARAIBANOS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO PROMOVIDA PELO PROJETO RIO MAMANGUAPE – FASE II

Durante quatro dias, o Projeto Rio Mamanguape-Fase II elaborou uma programação extensiva com o intuito de beneficiar artesãos de quatro municípios da região do semiárido paraibano. O evento reuniu grupos organizados nas cidades de Alagoa Nova, Areial, Lagoa Seca e Pocinhos, que durante mais de 40 horas, desenvolveram atividades práticas e teóricas com o foco principal de fortalecimento da cultura artística local e na aprendizagem.

Ao todo, foram mais de cerca de 40 famílias beneficiadas, todas elas pertencentes a grupos que já vem desenvolvendo atividades promovidas pelo Projeto em diversas localidades rurais.

O foco principal foi garantir novos conhecimentos para os artesãos e ampliar a forma como os agricultores encaram a atividade em suas comunidades.

Na programação do evento foram realizadas atividades teóricas e práticas.

Durante as palestras, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer outras formas de execução de planos de trabalho que vão contribuir com o aumento do índice de profissionalização, além de garantir o aprimoramento dos conhecimentos relacionados ao uso e o reaproveitamento de elementos naturais existentes nas comunidades rurais.

A ação foi orientada pela bióloga Josilda de França Xavier, que é técnica da área de Beneficiamento da Coopacne (Cooperativa de Projetos, Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste Ltda), responsável pela execução do Projeto Rio Mamanguape – Fase II, que é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

“Durante essas capacitações, todos os participantes tiveram a oportunidade de realizar atividades teóricas e práticas, principalmente, quando participaram das palestras. Esse tipo de ação ajuda os agricultores a entenderem que é possível encarar a produção artesanal de forma profissional e o nosso intuito é justamente esse: oferecer conhecimentos e subsídios para a atividade seja ampliada em toda região como forma de inclusão social e geração de renda” frisou a bióloga.

Grande parte das atividades realizadas com os agricultores foi acompanhada pelas artesãs Simony Amorin e Neide Targino, que já produzem artesanato há vários anos no município de Borborema, no Brejo do estado, e possuem vasta experiência na produção de peças decorativas a partir da utilização de matérias primas existentes na própria natureza, como de cascas de frutas, folhas, raízes, fibras da bananeira, sementes de plantas medicinais, papel e frutas.

EDUCADORES DE ALAGOA NOVA/PB RECEBEM TREINAMENTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA ÁGUA E DOS RECURSOS NATURAIS

 

            Educadores, professores e técnicos da rede municipal de ensino da cidade de Alagoa Nova, no Brejo paraibano, tiveram a oportunidade de aprender novos conhecimentos sobre a importância da água e da preservação dos recursos hídricos em uma capacitação promovida pelo Projeto Rio Mamanguape – FaseII. Durante dois dias, eles foram orientados pelas técnicas da área de Educação Ambiental da Coopacne (Cooperativa de Projetos, Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste Ltda), responsável pela execução do Projeto, que é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

            A ação fez parte de um ciclo de capacitações para Professores em Educação Ambiental que tem o objetivo capacitar os educadores da rede pública para que eles possam ser agentes multiplicadores de ações voltadas a preservação do meio ambiente, com foco principal nos recursos hídricos.

            O tema abordado neste novo ciclo foi: “Educação para as Águas, numa perspectiva interdisciplinar” uma vez que o problema da escassez de água doce já é uma realidade em vários locais do planeta, inclusive em nossa região.

            Ao todo, mais de 45 professores participaram a ação que teve carga horária de 30 horas, divididas em ações teóricas e práticas.

            Para a coordenadora do Projeto Rio Mamanguape, a atividade reforça os conhecimentos dos educadores, dando mais segurança para que o tema seja trabalhado em sala de aula. “Trabalhar a água na escola se faz necessário porque ajuda a reforças nas crianças e adolescentes  a importância da valorização desse bem tão precioso, por isso é fundamental que mais do que informações e conceitos,  as pessoas  tenham atitudes na formação de valores, para que possam colocar em prática no convívio social” afirmou Maria da Conceição Jerônimo.

             Além da coordenadora, os trabalhos de capacitação também foram elaborados pela técnica Zélia Ara�=Ajo, que é responsável pela área de Educação Ambiental do Projeto Rio Mamanguape – Fase II.

Sobre o Projeto

O Projeto Rio Mamanguape-Fase II é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, e, tem como objetivo geral trabalhar na conservação e preservação das nascentes do Rio Mamanguape, estimulando o desenvolvimento sustentável de sua área de abrangência, tendo como eixo principal o uso e o manejo racional dos recursos hídricos e qualidade de vida da população ribeirinha.

A ação, que em 2015 completa 10 anos de atuação nas regiões Agreste e Brejo do estado da Paraíba, atende a oito municípios: Lagoa Seca, Alagoa Nova, Areial, Matinhas, Esperança, São Sebastião de Lagoa de Roça, Montadas e Pocinhos.

COOPACNE

PROJETO RIO MAMANGUAPE – FASE II

Assessoria de Imprensa e Comunicação

Jornalista Responsável: Márcio Rangel F. da Silva (DRT-3694/PB)

Twitter: @marciorangelpb

Facebook: www.facebook.com/marciorangelpb

Email: [email protected]

Contatos telefônicos: (83) 9154-8142 / 9654-4641 / 8757-2752