Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Ricardo Coutinho inaugura Hospital do Bem, em Patos, nesta segunda-feira

Ricardo Coutinho inaugura Hospital do Bem, em Patos, nesta segunda-feira

RICARDO COUTINHO 2 - Ricardo Coutinho inaugura Hospital do Bem, em Patos, nesta segunda-feira

O Hospital do Bem – Unidade de Oncologia do Sertão, em Patos, será inaugurado nesta segunda-feira (3), às 16h. A nova unidade de saúde faz parte do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, o qual já é referência para o Alto Sertão em traumatologia e ortopedia de média complexidade; urgência clínica e cirúrgica e clínica médica.

O serviço vai oferecer atendimento aos pacientes oncológicos, com diagnóstico diferencial; cirurgia e quimioterapia dos cânceres mais incidentes, nas especialidades de urologia, mastologia, ginecologia e dermatologia. A unidade será referência plena para o tratamento das neoplasias no Alto Sertão paraibano.

A estimativa é que sejam realizadas 650 cirurgias oncológicas e 5.300 procedimentos de quimioterapia, anualmente, ofertando desde o diagnóstico diferencial, ao tratamento ambulatorial com consultas médicas e de outros profissionais de saúde; diagnóstico por imagem; quimioterapia e cirurgia oncológica; leitos clínicos, cirúrgicos e de retaguarda denominados de paliativos.

O valor investido na obra foi de aproximadamente R$ 6 milhões, na estrutura física e equipamentos. O custo de manutenção é de R$ 60 milhões, anualmente, para todo o Complexo.

O Hospital do Bem foi construído com dois andares. No térreo, a estrutura física inclui uma recepção; dois consultórios médicos; uma sala de estabilização com dois leitos; uma sala para aplicação de quimioterapia com 10 cadeiras; uma sala para preparo quimioterápico; uma farmácia; um posto de enfermagem; uma sala de coleta; uma copa; um hall de pacientes e um refeitório. No segundo andar, a estrutura tem 25 leitos de internação e estrutura administrativa.

A unidade disponibilizará exames de radiologia convencional; mamografia; ultrassonografia com doppler colorido e endoscopia; tomografia computadorizada;  ressonância magnética e exames clínicos laboratoriais.

Com o Hospital do Bem, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro terá Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia; Assistência em Média Complexidade em Traumatologia e Ortopedia e Clínica Geral; Unidade de Terapia Intensiva; Unidade Transfusional, entre outras.

A assistência hospitalar do Complexo será organizada a partir das necessidades da população, com a finalidade de garantir o atendimento aos usuários, baseado em equipe multiprofissional, na horizontalização do cuidado, na organização de linhas de cuidado e na regulação do acesso. A atenção hospitalar do Complexo atuará de forma integrada aos demais pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde (RAS), em específico da Rede de Urgências e Emergências e da Rede de Atenção às Doenças Crônicas/Oncologia.

O Hospital do Bem fica na rua Cinco de Agosto, no bairro Belo Horizonte, em Patos.

hospital do bem em patos - Ricardo Coutinho inaugura Hospital do Bem, em Patos, nesta segunda-feira

Fonte: clikpb

Créditos: clikpb