Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Reunião do Fórum Sustentável de Turismo do Vale do Paraíba

 

O Governador João Azevedo designou ao ilustre e competente Secretario Executivo do Turismo da Paraiba, Ivan Burity, a tarefa de substitui-lo em audiência solicitada pelo Forum do Turismo do Vale do Paraiba, para que o mesmo, a principio, ficasse ciente de nossas súplicas para uma posterior e audiência com o Governo.

 A Pauta foi em principio uso da Via Férrea para o desenvolvimento do Turismo no Brasil. e o Dr Ivan Burity , excelente palestrante, diga-se de passagem, mostrou a importância da recuperação da malha ferroviária para o desenvolvimento sustentável da região que abrange os municípios do Território do Vale do Paraíba.  Fez ele uma explanação do que significava a revitalização daquele meio de transporte tão usado em Paises do primeiro mundo para alavancar a economia de um municipio, um Estado e um País.

Falou que a principio o projeto se resumia apenas na extensão  da linha de Galante até Ingá com o retorno do trem do Forró e que agora se chamaria o TREM DAS ITACOATIARAS . No entanto, com um estudo mais aprofundado conclui-se que esse trem poderia beneficiar todo o Vale com a revitalização da malha de Galante a Santa Rita, já que de Santa Rita a Cabedelo já está pronta e de Galante a Campina Grande também.

Ainda segundo ele, é dificil, mas não é impossível e para isso consultou todos os prefeitos que ali estavam em numero de 08 (oito) sobre suas opiniões a respeito no que obteve por unanimidade o apoio irrestrito dos executivos.

Presentes lá estiveram  os Prefeitos
Ingá – Manoel da Lenha
Pilar – José Benício
Salgado de São Félix – Adjailson
Itabaiana – Dr. Lúcio
Gurinhém – Cláudio Madruga
Mogeiro – Alberto
Juripiranga – Paulo Dália
Itatuba – Aron René

Vice de Ingá – Roberio Burity, o querido Carrapato
 Representantes do BNB e SEBRAE
Coroado de sucesso, com muita fé , esperança e determinação, o encontro obteve dos participantes alguns comentarios , principalmente com a saida do meu ídolo, meu baluarte, meu guerreiro,meu guru,  cabra que suou a camisa por nós do Vale do Paraiba, meu amigo e amigo de todos, NAZARENO e que só vim compreender essa mudança quando lendo as mensagens no grupo como :

Alessandra: Parabéns pelo lindo trabalho que você desenvolveu aqui, Nazareno. Principalmente das amizades que conquistou.
Sua contribuição foi fundamental para fortalecer essa instância de governança.
Sucesso no seu novo desafio e que bom que a amizade prevalecerá, independente de onde você for.
Conte comigo na outra região também.
 Alessandra: E seja bem-vindo, Adezilto!

Falou tudo @Alessandra , você deu um upgrade no Fórum, além das amizades que se fortaleceram com o passar do tempo.
Isso é apenas um até logo, a vida é ações são muito mutantes e continuamos juntos e misturados sempre.
Sucesso garantido em tudo que faz @Nazareno, e um até daqui a pouco, o Vale surpreende e o momento é propício 🤝🏻🥰Socorro Alemeida.

Uma pena meu amigo @Nazareno não continuar conosco. vc deu o seu melhor em todos os aspectos, sempre disponível com ideias e sugestões. Iremos sentir sua falta e espero que possamos nos encontrar pelos caminhos da vida e saiba que sua contribuição foi muito importante para o Fórum. Grande abraço (Tatiana de Umbuzeiro)

Quero parabenizar a todos pela Assembleia do fórum de turismo do vale do Paraíba. Parabéns ao secretário estadual de Turismo, Ivan Burity, que com muita sabedoria mostrou a importância da recuperação da malha ferroviária, que vai ser um grande passo para nossa Paraíba.
Também quero parabenizar todos os envolvidos no evento e dizer que foi uma satisfação me fazer presente.(Rafael Lira)

Quero agradecer a presença de todos vcs nessa tarde, essa reunião foi o vislumbre do que nosso fórum pode conquistar, e o melhor, mostrou ao secretário de turismo que estamos engajados com a causa, já sonho com o passeio inaugural desse trem, vai ser uma festa grandiosa. 😍(Renally)

Faço das palavras de Alesandra as minhas, o Vale do Paraíba em especial Itabaiana, só tem agradece a você @Nazareno por toda esforço, contribuição e dedicação para conosco. Muito obrigado por tudo e, sucesso na sua nova jornada. O vale do Paraíba agradece e, vc será sempre lembrado por todos, tenha certeza disto. Um grande abraço, estamos sempre as ordens.(Geraldinho)

Registros da Reunião do Fórum Sustentável de Turismo do Vale do Paraíba, que reuniu 9 municípios da região para tratar da reativação das linhas férreas, visando viabilizar o turismo e economia.

Ao final da reunião, visitamos a Estação Ferroviária de Itabaiana acompanhados do Secretário de Estado, Ivan Buriti.(Lucio Flavio)

Vocês todos estão de parabéns pela belíssima reunião. A ideia do trem é MARAVILHOSA, mas ela só acontecerá se todos quiserem e estiverem unidos. E hoje o Vale do Paraíba mostrou sua força e para que veio!
Não me enganei com vocês! Sempre cito o Vale do Paraíba como um exemplo de força de vontade de fazer!
Vocês em 2016 saíram di Mapa do Turismo (com exceção de Ingá,TODA a região saiu do Mapa). Em 2017 voltaram, em 2018 se formalizaram com CNPJ e agora, em 2019 já estão vislumbrando um projeto fantástico que trará desenvolvimento turístico e econômico para toda a região!

Vamos continuar a trabalhar de forma compartilhada e descentralizada no Fórum e cada vez mais fortalecer a região com ações!
Os prefeitos estão de parabéns também pela união. Principalmente os prefeitos dos municípios por onde o trem não passará, mas que aceitaram apoiar o projeto, por não foram “pequenos” em pensar só no seu município, pensaram na região. Foi FANTÁSTICO!
E VIVA A REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO! (Alessandra Lontra, Fada madrinha)

Não posso negar minha surpresa e muita tristeza com a ausência do meu amigo em nossas reuniões do Fórum, Nazareno era como uma marca registrada, sempre alí com suas opiniões, sua divergências, sempre para o melhor, uma perda para o Forum sem precedentes. Que Deus o abençoe nobre companheiro e sucesso, muito sucesso na sua nova empreitada.

vavadaluz