Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

REFRESCANDO A MEMORIA COM ESSA EXTRAORDINARIA MATERIA DO INGA CIDADÃO : Políticos da região lutam pela reabertura e permanência do Banco do Brasil em Ingá

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Políticos da região lutam pela reabertura e permanência do Banco do Brasil em Ingá

MUITOS POLÍTICOS, POUCO POVO E NINGUÉM DO BANCO DO BRASIL – Esta seria a manchete-resumo que melhor definiria a audiência pública realizada na noite desta sexta-feira (24) no Clube União Cultural Ingaense.

SESSÃO CONJUNTA INGÁ/ITATUBA

A boa iniciativa partiu da Câmara Municipal de Ingá, por meio da presidente Daniela Oliveira e apoio dos demais vereadores, para instalação da audiência pública no sentido de provocar o debate sobre a atual situação de atendimento precário da agência do Banco do Brasil de Ingá, convocar autoridades e população para abordar o assunto e juntos apontarem propostas e possíveis soluções. Bem como foi louvável a atitude do presidente da Câmara Municipal de Itatuba, Telbânio Bezerra, no sentido de participar juntamente com os vereadores daquele município, que também é parte interessada no problema. Faltou representantes de Serra Redonda e Riachão do Bacamarte municípios afetados também com a falta de movimentação financeira de saques e depósitos na agência de Ingá.

O presidente do PMDB/JOVEM da Paraíba, José Ronaldo Filho, esteve presente representando o senador José Maranhão, assim como o ex-prefeito Antônio Burity, o vice-prefeito Robério Burity e o ex-vereador Antônio Redeiro, compuseram a mesa ao lado dos vereadores ingaenses, Mana, Vinícius, Jorge,  Murilo, Nego, Marrinho, Cipó e presidente Daniela, bem como  os vereadores itatubenses Tiago, Fernando e presidente Telbânio. A presidente Daniela facultou a palavra não só aos políticos presentes, mas também às pessoas que estavam presentes na plenária, tendo usado a tribuna os blogueiros Vavá da Luz e Sérgio Morais. 

PRONUNCIAMENTOS

Vavá da Luz fez críticas ao mal atendimento do Banco do Brasil e citou exemplos, o ex-prefeito Antônio Burity enfatizou sobre a instalação do posto de atendimento do Bradesco que poderá ser transformada em agência e defendeu a transferência da folha do município também para o Bradesco. Ronaldo Filho destacou que o Banco de Brasil é um banco público e nessa condição deve satisfação ao povo e portanto deve reabrir, e para tanto se dispôs a articular um encontro com o senador José Maranhão para ajudar na luta. Antônio Redeiro destacou o sofrimento do povo em deslocamentos para outros municípios e cobrou a mobilização dos prefeitos da região. Tiago falou da presença histórica do Banco do Brasil em Ingá, com mais de 30 anos de grandes lucros, embora tenha havido assaltos. Marrinho pregou a união de todos para lutar pela permanência do Banco do Brasil, uma vez que quem tá sofrendo é o povo com gastos com transporte e alimentação a fim de receber seus salários e aposentadorias. Robério culpou a atual direção do Banco do Brasil que tem interesse no sucateamento preparando para privatização e se dispôs acompanhar os vereadores a falar com políticos da esfera federal.  Mana criticou a ausência de representante do Banco do Brasil e classificou como desrespeito tal atitude. Jorge informou sobre um abaixo assinado colhido junto a população e que levou aos deputados na Assembleia Legislativa. Sérgio Morais enfatizou que o problema maior tem origem na insegurança pública, tendo o Banco do Brasil sido explodido por três vezes e o mesmo poderá acontecer com o Bradesco, caso esta situação de insegurança perdure. Daniela encerrou a sequencia dos discursos cobrando medidas do Banco do Brasil, mas também do governo do estado no que se refere a segurança pública. 

AUSÊNCIA DO BANCO DO BRASIL

Além da ausência de representante do Banco do Brasil, que foi notificado oficialmente, a instituição recebeu muitas críticas com relação ao atendimento, juros maiores que a rede privada e falta de investimento em equipamentos de segurança interna acordado em reunião com o Conselho Municipal de Segurança e Ministério Público, e que não foi divulgado anteriormente por medida de segurança. 

A presidente Daniela afirmou ao final da sessão que irá preparar documento e ata relatando o que foi tratado para enviar a direção do banco e pedir providências.  

Inga Cidadão

Lembrando que nessa reunião não teve ninguém contra nem PROS

Doravante vamos esclarecer de uma vez por todas tim tim