Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Quilombo Caiana dos Crioulos comemora Semana da Consciência Negra nesse final de semana

Quilombo Caiana dos Crioulos comemora Semana da Consciência Negra nesse final de semana

Quilombo Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande (PB) – Imagem: Divulgação

O quilombo Caiana dos Crioulos, que fica na zona rural de Alagoa Grande, Brejo paraibano, vai realizar oficinas no sábado (20/11) e no domingo (21/11), oficinas e a tradicional “Batucada da Consciência”, com feijoada. O objetivo dos dois dias de festa é celebrar junto com a comunidade e turistas, a Semana da Consciência Negra.

O evento é gratuito e nos dois dias terá ônibus saindo de frente da Prefeitura Municipal de Alagoa Grande para o local do evento, que fica próximo à Escola Firmino Santino. Cheguem cedo para não perderem o transporte.

Confira a programação completa:

 

Sábado 20/11

Vai acontecer um ciclo de oficinas a partir das 13h30:

Oficina de Trança
Oficina de Turbante
Oficina Território e Memória Quilombola
Oficina de Poesia e Resistência
Oficina de Oralidade e ancestralidade.

Domingo 21/11 – vai acontecer a tradicional Batucada da Consciência com apresentações culturais da comunidade:

 

Ciranda
Coco de roda
Dança Afro-brasileira
Capoeira e muito mais

A prática turística nos territórios remanescentes quilombolas – o chamado Turismo Étnico – é muito importante para a preservação da memória, da identidade e do patrimônio cultural da comunidade.

Conhecer lugares e manter contato com a dimensão material e simbólica das comunidades e vivenciar as experiências de um território, é compartilhar de seus elementos e significados singulares.

A riqueza cultural de uma comunidade, ao ser preservada como forma de manutenção do grupo, é um potencializador para a atividade turística. Deve ser fomentado, principalmente, nesse momento da retomada do Turismo no mundo, quando se observa o crescente interesse por destinos de natureza, pela pluralidade étnica e pela diversidade cultural que proporciona uma vivência e uma experiência únicas para o turista.

Para maiores informações é só procurar a Luciene no celular (83) 9.9128-4205 ou a Elza no celular (83) 9.98639015.

O evento é uma realização da Organização de Mulheres Negras de Caiana, Associação de Moradores de Caiana dos Crioulos e do Projeto Vivenciado Caiana e conta com o apoio da Prefeitura de Alagoa Grande.

Alessandra Lontra