Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

QUEM NÃO TEM DINHEIRO CONTA HISTORIA : Eu amo Bacalhau (porvavadaluz)

Como sempre eu gosto de começar pelo começo do principio e ou mesmo pelo principio do começo.

Certa feita fui presenteado com um jornal que contava uma historinha mais ou menos assim: Um dos meus ancestrais era poderoso à época e um Bacalhau dos primórdios costumava pegar um dinheiro emprestado com ele e sempre pagava com mesma quantia.

O tempo foi passando e esse dito meu parente precisou de um dinheiro com o velho amigo Bacalhau no que foi atendido de imediato.

Quando foi pagar, o Bacalhau cobrou juros no que foi censurado pelo da luz : Mas eu nunca lhe cobrei.

Bacalhau então disse, não cobrou porque não quis, se cobrasse eu pagava, então me passa os juros.

 E começo narrando a minha aproximação com os Bacalhaus que pouca gente sabe, mas vem de longas datas.

Tudo começou quando eu nasci, meus Pais escolheram para minha madrinha a jovem Leovigilda (Madrinha Gildinha in memórian) filha de dona Lourdes Bacalhau e seu Diomedes Martins.

O tempo passa e lá vou eu estudar interno em Timbaúba de Mocós tendo do lado o grande Diomedes, (Diózinho) irmão de minha madrinha, um bacalhau mais seco, mas bacalhau sim.

Cresci, saí, voltei, fiz um teste pra chefe de escritório da Cagepa aqui no Ingá, passei em primeiro lugar com nota superior a média, mas sabe quem assumiu o emprego no meu lugar?: Meu saudoso amigo Marcos Bacalhau .

Fui-me embora a procura de novos horizontes passei 35 anos lutando com uma prole por esse mundo de Deus em lugares diversos deste País e fora dele, na sua maioria sem conhecer ninguém em ter a quem pedir uma ajuda, se preciso fosse.

Lá fora encontrei o amigo Dr Antonio Bacalhau com quem dividi bons momentos. Muitas saudades.

Voltei, dei a volta por cima, como costumo dizer: “ Não transformei em garras as minhas mãos que nasceram para servir”

Voltando as origens me aloquei na Casa Grande e Senzala, uma casa velha dentro de uma pequena propriedade que ganhei de herança de uma Tia solteira (Baica) que  me Criou.

Ontonce, na minha volta tive como primeiro amigo dileto o famoso Peixe Caro, Vinicius Bacalhau que éramos como Pai e filho haja vista sua pouca idade e consideração a minha pessoa, chegamos inté a ser sócios.

E falando nisso ainda hoje não lembro qual a razão da dissolução dessa sociedade tão pura . Bem, eu só sei que ele tá rico.

Mas a bem da verdade eu acho que foi a política que o afastou, raramente um politico de verdade se dá bem comigo.

 E vocês sabem o que é um politico de verdade, seus predicados, sua moral, sua memória, e por aí vai.

A ausência de Vinicius foi substituída no Senadinho pelo meu saudoso e inesquecível amigo João Bolinha, irmão mais moço de minha Madrinha Gildinha e de Diomedes, também Bacalhau e costuma dizer que uma galinha punha apenas UM OVO e o Bacahau desovava milhões em silencio.

O João era um frequentador assíduo do Senadinho.

OBS : O Senadinho foi o nome batizado por outro amigo do peito Dr Nelson Campos, (UM FAZUELLI FERRENHO) para o alpendre do Casarão onde às noites eu recebia amigos para um bate papo informal

E todas as noites, como sem falta, cadeira cativa, estava lá o grande João Bolinha a falar de João Paulo, João Pedro e João quinto, quando queria variar, ele falava de João Quinto, João Paulo e João Pedro.

Louvável o amor e dedicação que ele tinha pelos filhos que não o decepcionaram. Ganharam na Justiça a questão do Ônibus dos estudantes e já estão procurando ganhar outra questão.

Mas João terminou abandonando a cadeira senatorial e segundo informações do próprio cardume ele alegou que não tinha couro de Jacaré pra aguentar pancadas.

Provavelmente referente a umas ALFINETADAS que dei a respeito de uma CERCA que ele estava construindo fora dos limites de sua propriedade, na beira da pista, sem deixar acostamento.

Bom, afastou-se João com seus JOÃOS aí me chega Cumpade Zé Bacalhau e o texto é mais ou menos o mesmo :È porque Jusé fez isso, Jusé fez aquilo, eu não sei o que faça com Jusé, eu comprei isso pra Jusé e pa ta ti e p ata tá.

O Jusé que ele tanto fala é José o seu filho mais novo, aquele que eu pedi pra fazer DNA mas quando vi o menino voltei atrás. A cara de um é o cu do outro.

Bem, cumpade Zé continua frequentando o casarão, mas fala pouco do Jusé , sua paixão agora é Berinho, Virginia e  Rodrigo, prova cabal é que ainda mantem no portão  de sua casa a foto da campanha de Roberio, pode cantar aquela musiquinha pra ele Baba Baby, Baby Baba.

Por falar em Zé Bacalhau vocês sabem da historia de que ele tava parado no meio da rua de Mogeiro e duas senhoras buzinaram pedindo passagem e ele gritou : PASSA POR CIMA IDIOTAS, O APRESSADO COME CRU.

As moças delicadamente contornaram o carro de cumpade Zé e seguiram viagem.

Pouco tempo depois meu cumpade veio simbora e quando chegou na ponte tava o Batalhão em peso esperando por ele no que o levaram direto para o fórum pois as duas mocinhas a quem ele gritou era a Promotora e a Juíza.

Nesse caso, cumpade Zé tanto comeu cru como quase tomou no cu.

Quando eu penso em terminar por aqui aí chega Zoninho Bacalhau: É porque Dr Pachú, eu estive com Eduardo Pachú, vou combinar com Dr Pachú e eu só não dou-lhe uma resposta porque quero muito bem a ele e a resposta tem rima rica.

Bom, agora terminou, ora, ora, veja quem vai entrando no meu portão, Jó Bacalhau com uns dez quilos de queijo A2+A2.

Entrou e voltou e tornou a voltar sempre com o queijo A+2A+2 que é um queijo para quem não pode comer queijo, entenderam?

Eu também não.

Para que você tenha uma ideia INTÉ o seu NONÔ do cardume frequentava o casarão e ainda trazia duas cabeças de tilápias pra gente fazer tira-gosto

Já fiz união entre irmãos do cardume que não se uniam.

Já divulguei a BATALHA DOS MANGANGÁS.

Já profetizei a mortalidade das Algarobas.

E pra completar minha viagem por esse oceano de peixes caros, quando eu sinto qualquer problema de saúde, corro logo pra Dr. Nena Bacalhau

A bem da verdade, é que pelo exposto acima, já era pra eu ter comido muitos Bacalhaus na vida, principalmente por ter trabalhado em Hotéis de luxo, mas juro que nunca comi um, vontade não falta.

POIS MUITO BEM, DE TODOS QUE AQUI MENCIONEI, AOS VIVOS MEUS SINCEROS AMPLEXOS, E AOS MORTOS MINHAS SAUDADES E PRECES.

vavadaluz