Pular para o conteúdo

QUEM NÃO TEM DINHEIRO CONTA HISTÓRIA : O Comissario de Policia brabo, o soldado pacifico e o filho do Coroné

Aqui no Ingá, nos tempos bons, que já não voltam mais, existiram figuras históricas na vida real como caso que conto a seguir, onde trê protagonistas se destacam.

O primeiro chamava-se Epaminondas da Costa Travassos (In memoriam), o NONDA COSTA, era com fé de oficio, COMISSARIO DE POLICIA , substituía portanto o DELEGADO em quaisquer circunstancias, mandava prender, soltar, andava armado publicamente, uma verdadeira OTORIDADE. 

De porte mediano/ baixo, um olho cego, sua valentia não cabia no tamanho do seu corpo, além de sua voz ser extremamente forte que se fazia ouvir um cochicho seu a distancia.

O segundo era o saudoso Soldado KELEMENTE,(saudosa Memória) pai do nosso amigo KELÈ.

Kelemente era uma criatura de DEUS, usou a farda da briosa Policia Militar durante quase 50 anos, entrou e saiu da Policia sem nunca prender ninguém.

Nunca usou a farda para tirar proveitos do quer que seja, a não ser, fazer grandes amizades. Apenas, e só apenas gostava de uma branquinha, de um traçado, de uma mesinha de bar, mas fora disso, seu grande comandante foi sempre Dona Judite, sua esposa ainda viva, bonita e com saúde.

O Terceiro era o Antonio Amaral da Luz, o PITOTA DA LUZ, (ainda vivo) jovem bonito e arruaceiro, seresteiro e portador de grande capacidade etílica da qual usava e abusava quase que diariamente.

Pitota era neto do Capitão Amaral e filho de Manoel Travassos da Luz,o NEZIM DA LUZ , que apesar de ser primo de NONDA , negava veementemente o parentesco  e eram inimigos ferrenhos, o que tinha o velho Nezim da calado, precavido, tinha o Nondas de falastrão e fanfarrão, o verdadeiro Bocão.

Pois muito bem, depois de juntar esses três Astros, passo a contar a historia.

Um certo dia o PITOTA DA LUZ estava a beber no Bar de Mota (Ficava mais ou menos atrás da barraca de Louro no prédio de seu Caçula) seu cavalo amarrado a um pé de fixo a frente do bar e vez por outra batia mão de um 45 do exército que pertenceu ao capitão Amaral e sapecava bala na estatua de Getulio Vargas meio a praça.

Olha o 45 era um tiro tão infitete que a estatua de Cristo lá em cima da igreja botava as mãos nos ouvidos.

O comissario NONDA ao saber do ocorrido, mandou chamar o soldado KELEMENTE e ordenou que ele fosse prender PITOTA. o filho do seu inimigo.

Kelemente ainda titubiou, alegou febre reumática, visão comprometida, pouca munição, falta de companheiros, etc.. mas não teve jeito e ele não podia sacrificar sua carreira tão bem firmada por descumprir uma ordem superior.

Tomou um meiota pela boca de uma vez e partiu para prender o elemento.

Ao chegar na esquina da Casa de seu Caçula, Kelemente entrou sem parar e por azar foi justamente na hora que PITOTA dava mais um ensurdecedor pipoco na estatua de Getulio.

O bondoso soldado Kelemente deu um gigantesco salto pra trás, e amparando-se na esquina da casa gritou em voz alta e forte;

SEU PITOTA DA LUZ, CORRA, VÁ PARA A CASA QUE A PULIÇA QUER LHE PRENDER, VIU ?

Não tenho certeza, mas acho que com essa voz de prisão PITOTA foi pra casa.

 

 

Noticias da Terrinha de  em 21 de novembro de 2012

O dia amanheceu nublado , consultando o serviço de meteorologia fomos informado de que nenhum fenômeno meteorológico assolava a Paraíba, principalmente no Ingá.

Ontonce, comecei a matutar e descobri que a mudança de clima devia-se a um fator importante e de vital influencia na natureza, que é justamente o casamento de ZONINHO BACALHAU.

Isso, isso, isso, o meu amiguinho de peito DR AUGRIZONIO BACALHAU FILHO acaba de assinar contrato com sua bela Daniela e juraram amor eterno.

 Zoninho, filho de Dona Maria e do saudoso amigo Augrizonio Bacalhau(em memoriam)e Daniele, filha de Dona Silvia e meu querido e simpático amigo de infância ZEZINHO DO BAR, a quem mando desde já botar a cerveja no frezzer.

Parabenizamos às famílias, desejando ao jovem casal todas as bênçãos e felicidade do mundo.