Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Quase 400 reservatórios da PB apresentam alto risco

  • por

Quase 400 reservatórios da PB apresentam alto risco

Açude de Boqueirão (Foto: Michelle Farias/MaisPB)

Estudo divulgado nesta segunda-feira (19) pela Agência Nacional das Águas (ANA) mostra que na Paraíba 399 reservatórios apresentam risco alto. Na lista estão Marés, que abastece parte de João Pessoa e o açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) responsável pelo abastecimento de Campina Grande e região.

O presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, João Fernandes, afirmou que não existe um grave risco na Paraíba. No estado, outras 203 barragens foram classificadas na categoria de ‘dano potencial associado’.

A categoria de risco refere-se a aspectos da própria barragem que possam influenciar na possibilidade de ocorrência de acidente. É classificado quanto a risco alto, médio e baixo. Já o dano potencial associado diz respeito ao dano causado em caso de acidente ou rompimento. É classificado quanto a dano alto, médio e baixo, de acordo com as infraestruturas e populações localizadas abaixo da barragem. É um critério para determinar se uma barragem está submetida à Lei nº 12.334/2010.

No país, o número de barragens apontadas como mais vulneráveis subiu de 25 em 2016 para 45 em 2017. A maioria dos casos apresenta problemas de baixo nível de conservação, mas há outros motivos como insuficiência do vertedor e falta de documentos que comprovem a estabilidade da barragem. Das 45 barragens, 25 pertencem a órgãos e entidades públicas.

MaisPB