Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Qual a bebida alcóolica menos calórica?

Qual a bebida alcóolica menos calórica?

Você sabe qual a bebida alcóolica menos calórica? Essa é uma das principais dúvidas de quem gosta desse tipo de bebida, mas não quer desistir da luta contra a balança.

Pensando nisso, preparamos um artigo completo com tudo o que você precisa saber para beber sem sair da dieta.

A primeira coisa que você deve ter em mente é que, quando queremos emagrecer, é preciso equilibrar todos os aspectos da nossa vida.

Embora o álcool seja, sim, responsável por promover a desidratação e inchaço – e até mesmo ganhar peso -, a restrição geralmente faz com que o abuso aconteça.

Portanto, se você quiser tomar um drink com os amigos ou as amigas, não se prive, mas procure seguir o velho conselho de “aprecie com moderação”.

Além disso, aqui vai outra informação interesse: no geral, o álcool puro conta com 7 calorias a cada grama. Isso significa que ele tem menos que um grama de gordura e mais do que um grama de proteínas e carboidratos. Porém, isso não é a única coisa que você deve levar em conta. Dito isso, vamos finalmente responder à pergunta:

Qual a bebida alcóolica menos calórica?

O gin. Além de ter menos calorias por miligrama ingerido, o alto teor alcóolico desta bebida destilada geralmente faz com que as pessoas tomem menos drinks do que tomariam uma cerveja, por exemplo. Uma dose de 30mL possui apenas 60 calorias.

Porém, ele também pode ser um inimigo da dieta quando combinado com sucos e licores. O açúcar presente nesses adicionais aumenta significativamente a quantidade calórica do drink.

Porém, ainda assim, a versão clássica do gin tônica, preparada com o limão, ainda é a melhor opção para quem não quer sair da dieta.

Além do gin, outra bebida que figura na lista de qual a bebida alcóolica menos calórica é o vinho.

Porém, vale lembrar que existem diferentes tipos de vinhos e diversas coisas que você pode estudar sobre o assunto, como harmonização, tipos de uvas e outros assuntos.

A uva utilizada na fabricação pode aumentar ou diminuir as calorias de cada taça. Sendo assim, as melhores opções para você investir são:

  • Espumante: 110 calorias por taça de 125ml;

  • Prosecco: 106 calorias por taça de 125mL e;

  • Vinho tinto: 107 calorias por taça de 125mL.

Vale lembrar que também que o consumo do vinho pode trazer alguns benefícios para a sua saúde. Dessa forma, ele pode ser a melhor opção para você aproveitar em um happy hour ou até mesmo em jantar com alguém especial!

Outras bebidas alcóolicas

Agora que já apresentamos as calorias de algumas bebidas destiladas, que tal conferir os números de outras opções alcóolicas para se tornar expert no assunto? Veja abaixo:

  • Cachaça: 115 calorias por dose de 50mL;

  • Cerveja: 151 calorias por lata de 350mL;

  • Chope: 180 calorias por copo de 300mL;

  • Rum: 110 calorias por dose de 50mL;

  • Tequila: 110 calorias por dose de 50mL;

  • Whiskey: 120 calorias por dose de 50mL;

  • Vodka: 120 calorias por dose 50mL.

Como você pode ver, o gin e o vinho realmente são as opções com menos calorias do mercado. Porém, tenha em mente que a quantidade de açúcar, álcool, carboidratos e calorias no geral podem variar de acordo com cada marca.

Por isso, além de saber qual a bebida alcóolica menos calórica, é muito importante que você aprenda a ler os rótulos de cada uma dessas opções.

Sabemos que é muito difícil se preocupar com uma tabela nutricional quando estamos em um happy hour.

Por isso, se você quer emagrecer, mas não quer abrir mão dos seus drinks favoritos, uma boa dica é procurar as informações sobre a bebida escolhida antes de sair. Assim, fica mais fácil manter o foco e se divertir ao mesmo tempo.

Por último, não se esqueça de que o consumo de bebidas alcóolicas deve sempre ser feito com moderação. Além de atrapalhar a sua dieta, elas podem também causar desidratação e desconfortos como a dor de cabeça e fraqueza. Então, sempre alterne as taças com copos de água para preservar a sua saúde.

E aí, qual dessas opções é a sua favorita? Caso você ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe o seu comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-lo.

Marketing 09/vavadaluz