Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Projeto da STTP de CG é finalista de premiação nacional

Projeto da STTP de CG é finalista de premiação nacional

No próximo dia 23 de junho, enquanto Campina Grande é destaque nacional pelo Maior São João do Mundo, o município estará sendo reconhecido por outra ação que é referência para todo o país. Trata-se do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), idealizado e coordenado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP). O núcleo é finalista do Prêmio Parque Mobilidade Urbana (PMU), promovido pelo evento que leva o mesmo nome.

O NEAT é finalista na categoria “Iniciativas em favor da segurança viária”, concorrendo com ações das cidades de Fortaleza (CE), Campinas (SP), Jacareí (SP) e São Paulo (SP). O resultado será divulgado no dia 23 de junho, durante a realização do evento que é realizado pelo Connected Smart Cities (Cidades Inteligentes Conectadas) e pelo Mobilidade Estadão.

O próprio NEAT e os dados do transporte público disponibilizados no sistema Business Inteligence (B.I.) serão temas de uma palestra a ser conferida pelo superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, em uma das mesas redondas do PMU. 

A mesa redonda acontece no dia 22 de junho, às 16h, e éintitulada “E se tivéssemos dados abertos dos meios de transporte em todas as cidades brasileiras?”. Como o título indica, haverá a discussão sobre a disponibilização dos dados do transporte público para a população por meio de tecnologias digitais.

Dunga Júnior vai debater o assunto com Marco Littig, Sócio-Diretor da Mobilibus; Cesar Olmos, CEO da Cittamobi; e Roberto Speicys Cardoso, CEO/Fundador da Scipopulis.

“Somos finalistas de um prêmio que é considerado o maior da área na América Latina. É uma satisfação imensa perceber que o esforço de todo o time da STTP vem dando resultados. Isso também nos traz mais responsabilidade, pois temos que entregar cada vez mais à população que espera que solucionemos os problemas inerentes ao trânsito e aos transportes”, assinalou o superintendente da STTP. 

Segundo o site do PMU, o objetivo do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana é reconhecer e premiar iniciativas (públicas e privadas) e pessoas que promovam a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva. 

As reuniões do órgão acontecem semanalmente, quando são analisados casos de acidentes na cidade. A partir daí, são discutidas soluções, nas áreas de sinalização, educação e fiscalização, para que diminuam os riscos de os sinistros acontecerem novamente. São membros do NEAT, a própria STTP, o SAMU, a CPTran, a PRF, o Corpo de Bombeiros e o Hospital de Traumas.

Um dos principais resultados do NEAT é a parceria entre a STTP e o SAMU para o atendimento às vítimas de acidentes de trânsito. Pelos termos do acordo, os dois órgãos estão conectados permanentemente via rádio, aplicativo de mensagens e o sistema interno de comunicação.

Quando há um sinistro de trânsito com vítima, os Agentes de Trânsito vão ao local no menor tempo possível, para prestar apoio e garantir segurança viária durante os atendimentos do SAMU.

Durante os atendimentos, os profissionais da STTP também coletam dados sobre os acidentes, para alimentar o setor de estatística do NEAT, que levanta as causas dos sinistros e encaminha os casos para serem estudados, possibilitando, assim, a definição sobre que medidas devem ser tomadas para evitar que as ocorrências se repitam.

Em 2022, o NEAT recebeu, em Brasília, o certificado pela 2ª colocação na categoria “Educação realizada por órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT)”, no Prêmio Senatran, da Secretaria Nacional de Trânsito.