Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Projeto da Cagepa e UFPB é aprovado para uso de plataforma da Amazon e garante recursos para pesquisas no Saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) conseguiu mais um importante recurso não reembolsável para seguir com as atividades de pesquisa e desenvolvimento em Transformação Digital e Indústria 4.0 para o Saneamento: dessa vez, com a AWS, da Amazon. O projeto aprovado na Chamada CNPq/AWS Nº 64/2022 é fruto do trabalho do Grupo de Inteligência Computacional Aplicado (GICA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no qual a Cagepa é parceira. Serão destinados R$ 60 mil para que o grupo explore tecnologias para serem aplicadas no Saneamento Básico.

O uso da plataforma da Amazon AWS permitirá aos pesquisadores realizarem estudos voltados à transformação digital e indústria 4.0, focando os esforços para aplicações em nuvem de Softsensors, Digital Twins e Machine Learning.

A Cagepa colabora com universidades do Estado há anos, em busca de desenvolver novas tecnologias como a Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (IA). “A ideia é aumentar a eficiência das operações da Companhia e do saneamento básico em geral. Para isso, temos buscado recursos financeiros não-reembolsáveis de fontes federais e estaduais de fomento à atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para investimentos em soluções inovadoras”, explica o gerente de Novos Negócios e Inovação da Cagepa, Altamar Cardoso.

Graças a essa simbiose, a UFPB já recebeu mais de R$ 500 mil em recursos para investir em projetos de pesquisa em sistemas de informação e automação para o saneamento básico urbano e rural. “Esperamos que essas iniciativas impulsionem o Estado da Paraíba como um importante ecossistema de soluções inovadoras. Nossa pretensão é, cada vez mais, aplicar tecnologias que permitam a Cagepa alcançar graus elevados de sustentabilidade econômica, ambiental e social.”, disse Altamar.

Mais tecnologia, menos perdas – Um dos resultados dessa colaboração é a aplicação de tecnologias de Internet das Coisas para o controle dinâmico da rede de abastecimento em vários bairros de João Pessoa, que já garantem eficiência e estabilidade maior no abastecimento, menos perdas, menos falta d’água e pressão de abastecimento regular. Esses resultados são acompanhados pelas Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICTs) e logo se tornam publicações científicas, comprovando a relevância das aplicações.

“Esses estudos comprovam e divulgam os resultados desses esforços, como a redução de consumo de energia de estações elevatórias em até 30%, redução dos custos de implantação de automações em até 90%, entre outros achados. Essas ações estão colocando a Cagepa e a Paraíba em evidência nacional, com várias outras empresas buscando interagir com a Companhia e as ICTs envolvidas, para adotarem as soluções aqui testadas e validadas”, concluiu.

 

SECOM