Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Programa de Artesanato da Paraíba realiza visita técnica as Labirinteiras da região Agreste e Brejo

  • por
Labirinteiras da Paraíba – Foto: Divulgação Concierge

As visita técnicas acontecem nos dia (19) e (20) de fevereiro

A gestora do Programa de Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez, acompanhada da coordenadora de capacitação, Yara Alencar, e da coordenadora de eventos, Ana Cristina Carvalho, realizam nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20), a visita técnica para as comunidades produtoras do bordado labirinto, no Agreste e Brejo Paraibano.

As técnicas do PAP chegam nessas regiões com o dever de partilhar para as mulheres artesãs, que o labirinto será o tema do próximo Salão de Artesanato Paraibano, que acontecerá durante os festejos juninos, em Campina Grande.

Segundo a gestora do PAP, Marielza Rodriguez, o grande destaque será as Labirinteiras. “As mestras em labirinto contarão suas histórias de liderança em seus povoados, de tal forma, que essas histórias sirvam para que o público visitante, do maior São João do mundo, conheça o quanto é rica as experiências dessas mulheres, bem como, o quanto é maravilhoso esse fazer tradicional que passa de geração em geração,” declarou Marielza.

As visitas passarão por distritos e cidades, começando pelo Sítio Serra Rajada em Riachão do Bacamarte, passando por Ingá, em Chã dos Pereiras, Pontina e Pedra d’água, seguindo por Juarez Távora e Serra Redonda. Dentre eles, estão dois remanescentes de Quilombo. Além das visitas, as artesãs estarão reunidas para participar e debater sobre as novidades do calendário 2019 do Programa de Artesanato Paraibano.

O Programa de Artesanato Paraibano (PAP), se engloba no organograma da Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico – STDE. Entre os seus objetivos, está a preservação da Cultura, estimular o empreendedorismo do artesão e a divulgação da produção artesanal dentro e fora do estado.

Pedra do Ingá

Recebidas e acompanhadas pelo Vice Prefeito de Ingá Roberio Burity e a artista plástica Tetéu, as técnicas do programa aproveitaram um pequeno espaço e foram conehcer nosso patrimônio maior que é a Pedra de Ingá e o Museu de História natural de nossa cidade.

Encantadas com o que viram, adquiriram peças do nosso artesanato prometeram voltar com mais tempo.

O Concierge/vavadaluz