Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Profissionais do Serviço de Acolhimento Familiar Regionalizado participam de encontro técnico

 

Fotos: Alberto Machado

 

As equipes técnicas e coordenações dos quatro polos do Serviço de Acolhimento Familiar Regionalizado implantados até agora na Paraíba participaram, nessa segunda (7) e terça-feira (8), de mais uma etapa de formação, em João Pessoa. São 25 profissionais dos Polos de João Pessoa, Guarabira, Esperança e Patos.

 

No Serviço de Acolhimento Familiar, crianças e adolescentes que sofreram alguma violação de direito são recebidas, provisoriamente, por famílias acolhedoras em suas residências até que seja possível o retorno à família de origem ou que sejam encaminhadas para família extensa e/ou adoção. Na Paraíba, os quatro polos já implantados atendem a 89 municípios de Porte I e II, das 1ª, 2ª, 3ª e 6ª Regiões Geoadministrativas.

 

O encontro desta semana tem o objetivo de debater e orientar as equipes sobre a formação que deve ser ministrada para as famílias pretendentes a acolhedoras ou ainda para qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer melhor o Serviço de Acolhimento Familiar Regionalizado. O processo de credenciamento das famílias no Serviço é composto de etapas: a família se inscreve, participa de uma entrevista, recebe uma visita domiciliar e também participa de uma formação.

 

A coordenadora do serviço no Estado, Fabiane Gomes Batista, explica a importância dessa formação que para a profissional é, talvez, a etapa mais importante do processo de credenciamento. “É nessa formação que as famílias têm contato com a dinâmica do acolhimento, é onde ela vai ser orientada de como será todo o processo, todas as dificuldades e bonanças de estar acolhendo em suas residências uma criança vítima de alguma violação de direito. É também um momento em que a equipe técnica observa mais uma vez o perfil das famílias e as sensibiliza sobre questões como grupos que são recorrentemente excluídos do processo de acolhimento, como os adolescentes e as pessoas com deficiência”, enfatiza a coordenadora.

 

Thyago Henrique da Silva, assistente social do Polo Guarabira, participou do encontro e relata a importância para as equipes de execução: “Esse momento de formação é muito importante até porque a Paraíba continua avançando no Serviço de Acolhimento Familiar, e como pioneiros precisamos dar esse passo nas formações das equipes para também garantir a formação de outros técnicos que ampliarão esse serviço em toda a Paraíba”.

 

O profissional compartilhou ainda que a captação das famílias é um desafio que vem sendo vencido com empenho. “Realizamos sensibilização para que as famílias entendam a importância e desejem ser uma família acolhedora. No polo Guarabira, em alguns municípios estamos fazendo divulgações em Rádio, na internet, e há municípios que produzem seus próprios materiais de divulgação, além da visita da equipe aos territórios”, revela Thyago.

 

O Encontro Técnico do Serviço de Acolhimento Familiar foi organizado pela Diretoria do Sistema Único de Assistência Social, por meio da Gerência Operacional de Alta Complexidade, tendo sido elaborado e apresentado pela equipe da Coordenação Estadual formada pelas técnicas Fabiane Batista, Gerlane Napoleão, Mayara Ribeiro e Karla Fernanda Oliveira.

 

Para a gerente executiva da Proteção Social Especial, Ana Paula Sales de Medeiros, esse momento foi muito desejado e almejado. “Além de ser um encontro técnico para o processo formativo das equipes, é um momento de integração e interação, já que após nosso processo de implantação e materialização do serviço estamos reunindo as equipes para uma troca de experiência daquilo que já foi vivido, além de aproximá-los ainda mais da equipe de coordenação estadual”, comemora

 

Novos polos – Dois novos polos do Serviço de Acolhimento Familiar Regionalizado serão implantados na Paraíba. O Polo Itabaiana, com 15 municípios vinculados, e o Polo Princesa Isabel, com 7 municípios.