Pular para o conteúdo
  • Home
  • Quem sou eu
  • Notícias da Terrinha
  • Telefones Úteis Ingá
  • Home
  • Quem sou eu
  • Notícias da Terrinha
  • Telefones Úteis Ingá

Procuradores criticam PF por encerrar grupo de trabalho da Lava Jato em Curitiba

  • por Vavá da Luz
  • 7 de julho de 2017

Para o presidente da ANPR, medida pode provocar um “retrocesso indelével para a operação mais extensa e importante de combate à corrupção do País”

Para procuradores do MPF no Paraná, decisão da PF prejudica as investigações da Operação Lava Jato
Andrevruas/ Wikimedia Commons

Para procuradores do MPF no Paraná, decisão da PF prejudica as investigações da Operação Lava Jato
 

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) enviou nota à imprensa na qual critica a decisão tomada pela direção da Polícia Federal, de encerrar as atividades do grupo de trabalho da Operação Lava Jato em Curitiba (PR) . A entidade considera que a medida poderá provocar um “retrocesso indelével” para as investigações.

“A diminuição da força e das horas de trabalho da equipe até agora designada com exclusividade para atuar na maior investigação de combate à corrupção do país pode representar um retrocesso indelével para a operação mais extensa e importante de combate à corrupção do País, e que já recuperou mais de 10 bilhões de reais para os cofres públicos”, diz o texto, assinado por José Robalinho Cavalcanti, presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República.

A nota diz que a eficiência dos órgãos de combate à corrupção “é um dever constitucional do Estado”. “Rearranjos administrativos não podem colocar em risco o funcionamento dos órgãos do Estado, nem comprometer a continuidade de trabalhos estratégicos marcados pela excelência nos meios e nos resultados, como é exemplo a Operação Lava Jato”, acrescenta a associação.

Segundo Cavalcanti, “nos últimos três anos, com a Operação Lava Jato , o País vem acompanhando os resultados de um trabalho conjunto, coeso e técnico que está desnudando esquemas de corrupção da mais elevada complexidade. Há ainda muitas linhas de investigação a serem desenvolvidas, documentos a serem analisados e recursos a serem a devolvidos ao país, muitas destas iniciativas a cargo ou dependendo da colaboração da Polícia Federal”.

Força-tarefa no Paraná

O MPF (Ministério Público Federal) no Paraná também enviou nota para criticar a decisão da PF. “A anunciada integração, na Polícia Federal , do Grupo de Trabalho da Lava Jato à Delegacia de Combate à Corrupção e Desvio de Verbas Públicas, após a redução do número de delegados a menos de metade, prejudica as investigações da Lava Jato e dificulta que prossigam com a eficiência com que se desenvolveram até recentemente.”

“O efetivo da Polícia Federal na Lava Jato, reduzido drasticamente no governo atual, não é adequado à demanda. Hoje, o número de inquéritos e investigações é restringido pela quantidade de investigadores disponível. Há uma grande lista de materiais pendentes de análise e os delegados de polícia do caso não têm tido condições de desenvolver novas linhas de investigação por serem absorvidos por demandas ordinárias do trabalho acumulado”, acrescenta o texto enviado pelos procuradores do Paraná.

Fonte: Último Segundo – iG/VAVADALUZ

WhatsApp

LuzTech informática

Instagram: @Itaceramicaartesanal

SUPORTES PARA REDES

Temos suportes desmontáveis para redes de sentar e dormir, acabou seu problema de espaço. Aceitamos todos os cartões de créditos Tel . 83 99147-0473 e [email protected]

Neve | Movido a WordPress

Neve | Movido a WordPress