Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Primeiro Colégio Militar inaugurado no governo Lula. Comandante do Exército endossa proposta de educação com princípios militares

  • por

Nessa sexta-feira, no Rio de janeiro, mais uma instituição de ensino com base em princípios militares foi inaugurada. A inauguração do colégio Militar da Vilia Militar contou com a presença de nada menos que um ex-Ministro do Exército Brasileiro e de dois ex-comandantes do Exército, além do atual Comandante do Exército e de vários oficiais de quatro estrelas, o que ratifica a preocupação do Exército Brasileiro com a formação de jovens alicerçados em princípios que ainda são caros aos militares brasileiros, como respeito a disciplina.

As práticas didático-pedagógicas aplicadas nos Colégios Militares estão subordinadas às normas e prescrições do Sistema de Ensino do Exército ao mesmo tempo que obedecem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN).

Texto oficial do Exército

Rio de Janeiro (RJ) – Em 24 de fevereiro, na Escola de Sargentos de Logística e Colégio Militar da Vila Militar (Es S Log/CMVM), foi realizada a cerimônia de inauguração do CMVM. A solenidade foi presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, acompanhado pelo Antigo Ministro de Estado do Exército e Antigo Comandante do Exército, General de Exército Veterano Gleuber Vieira, pelo Antigo Comandante do Exército, General de Exército Veterano Enzo Martins Peri, pelo Antigo Comandante do Exército, General de Exército Veterano Júlio Cesar de Arruda, pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Valério Stumpf Trindade, pelo Comandante Militar do Leste, General de Exército André Luiz Novaes Miranda, pelo Chefe do Departamento-Geral do Pessoal, General de Exército João Chalella Junior, pelo Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, e demais autoridades civis e militares.

Na oportunidade, ocorreu o Lançamento da Pedra Fundamental e o descerramento da placa do Pavilhão Pedagógico do CMVM, realizados com a representação de pais e alunos do Estabelecimento de Ensino. O Colégio Militar da Vila Militar visa atender um grande anseio dos militares e civis que residem nos bairros próximos, trazendo conforto e segurança para a família militar.

A pedra fundamental lançada, foi retirada da Pedra da Babilônia, local que deu origem ao sistema Colégio Militar do Brasil com a criação do CMRJ e representa um primeiro capítulo deste novo Estabelecimento de Ensino. A placa da pedra conta com os seguintes dizeres: “Sobre esta pedra encontrada no Imperial Collegio Militar (1889), atual Colégio Militar do Rio de Janeiro, gênese do sistema Colégio Militar do Brasil, invocamos a proteção de Deus para o início da construção e implantação do Colégio Militar da Vila Militar (CMVM)”.

O Colégio Militar da Vila Militar foi criado pela Portaria do Comandante Exército Nr 1.873, de 23 de novembro de 2022, que determinou a ativação do seu núcleo nas instalações da Escola de Sargentos de Logística.

Estas instalações serão empregadas na formação de jovens ativos e criativos, autônomos e autores, providos de competências, habilidades e de valores éticos e morais cultuados pelo Exército Brasileiro, indivíduos mais responsáveis, atuantes e transformadores.

Entrada pelos Portões do CMVM
No último dia 4 de fevereiro, foi realizada a formatura de entrada dos alunos pelos portões do Colégio Militar da Vila Militar, marcando o início do ano letivo do 6º ano do ensino fundamental. Adentraram pelos portões do CMVM 92 alunos, sendo 50 do sexo masculino e 42 do sexo feminino. Os alunos com a faixa etária de 10 e 12 anos estão cursando o 6° ano, onde a “semente do saber” será plantada, fortalecendo princípios importantes para a sociedade, tais como: compromisso, respeito, dedicação e amor à Pátria.

Fonte: Colégio Militar da Vila Militar
Revista Sociedade Militar