Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PRIMEIRA DAMA DO ESTADO VISITA INGÁ E CONHECE BEM DE PERTO SUAS CULTURAS

 

A primeira-dama Ana Maria Lins esteve, na manhã desta quinta-feira (25), na comunidade Chã dos Pereiras, na cidade de Ingá, onde se reuniu com as mulheres labirinteiras que produzem peças em labirinto, um tipo de bordado tradicional na região. As mestras labirinteiras serão homenageadas da 30ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba que tem como tema “Labirinto – A Arte que Une Gerações”. O evento ocorrerá entre os dias 12 e 30 de junho no Museu de Artes Assis Chateaubriand, em Campina Grande.
Durante a reunião, a primeira-dama enalteceu o trabalho das artesãs que fazem peças em labirinto e reforçou a importância da valorização do artesanato para a preservação da cultura de cada região paraibana. “A arte das labirinteiras precisa ser mais valorizada e divulgada dentro e fora da Paraíba. Nosso papel é ajudar a estimular o artesanato, fazendo com que cada artesão possa aumentar a produção das peças e também vender mais. O labirinto faz parte da nossa cultura”, observou a primeira-dama.
A gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Marielza Rodriguez, contou que o labirinto é uma arte que passa de geração para geração e faz parte da identidade do local. “Foi pensando nisso que viemos visitar essa comunidade que tem muitas artesãs que vão participar do Salão de Artesanato. O Governo do Estado, através do PAP, segue estimulando o artesanato e estamos sempre à disposição para ajudar”, garantiu.

Logo após a visita ao Distrito de Chã dos Pereiras e suas Labirinteiras, a convite do Secretario de Turismo de Ingá e do Vice Prefeito Roberio Burity, Ana Claudia Lins  foi ver de perto nosso maior Patrimonio, os mistérios da Pedra encantada de Sumé, a Pedra do Ingá, onde ouviu relatos do Secretario Vava da Luz que chamou a atenção de toda comitiva para a importancia que tem aquEle monumento para o Inga, a Paraiba, O Brasil e o mundo

AGRADECEMOS A VISITA