Foto: Ascom
As viagens com destino a Campina Grande e ao distrito de Galante crescem bastante durante o mês de junho. Este fato deve-se às festividades juninas, que faz parte da tradição cultural da região.
E é por conta deste fenômeno festivo que o movimento de ônibus e micro-ônibus aumenta, saindo de vários outros municípios e até dos estados vizinhos. Desde o início do mês a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vem reforçando o policiamento e a fiscalização na região de Campina Grande para evitar crimes, acidentes de trânsito e o transporte irregular de turistas para os eventos juninos.
Nos finais de semana deste mês a PRF realizou fiscalizações voltadas os transporte turístico no Agreste da Paraíba.
Os trabalhos estão sendo feitos em parceria com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTrans) de Campina Grande. Entre os dias 17 e 18 foram fiscalizados 63 ônibus que faziam transporte de turistas para a localidade.
Vários deles foram autuados por diversas irregularidades. Dois micro-ônibus destinados ao transporte escolar foram flagrados com turistas.
Para o transporte de turistas o condutor deve possuir um curso de especialização para este fim. Já o veículo, deve ser identificado com adesivos expedidos pelo Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), quando o transporte é interestadual, ou pela secretaria de turismo do estado, quando as viagens acontecem entre municípios do mesmo estado.
Além de ônibus e micro-ônibus, veículos de passeio e carga também foram fiscalizados pela PRF.
Foto: Ascom
Balanço deste último final de semana (17 e 18)
Ônibus fiscalizados – 63
Ônibus autuados – 10
Micro-ônibus (escolares) autuados – 02
Testes de alcoolemia – 300
Condutores autuados por embriaguez – 08
Veículos retidos – 11
CNH recolhidas (carteiras de motorista) – 03