Governador João Azevêdo (PSB) e o presidente Lula (PT).

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reforçou nesta quarta-feira (10), em Brasília, seu apoio à pré-candidatura do governador da Paraíba e presidente estadual do PSB, João Azevêdo, ao Senado Federal nas eleições de 2026. Durante solenidade de anúncio do Novo PAC 2025, nas modalidades de abastecimento de água urbano e rural e de esgotamento sanitário urbano, Lula destacou a importância de contar com Azevêdo no Congresso Nacional.

“Eu espero que Vossa Excelência esteja aqui como senador da República daqui algum tempo para ajudar esse país a se transformar em uma grande nação”, afirmou o presidente. O governador acompanhou o evento, que também marcou a divulgação dos projetos habilitados pelo Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS).

A declaração de Lula acontece poucos dias depois de João Azevêdo confirmar oficialmente sua intenção de disputar uma vaga no Senado. Durante agenda no sertão paraibano na última segunda-feira (8), o governador descartou rumores de desistência e afirmou que percorrerá todo o estado em campanha a partir de abril de 2026, quando deve renunciar ao governo para viabilizar a candidatura.

Nos bastidores, a pré-candidatura movimenta a chapa governista, que também inclui o prefeito de PatosNabor Wanderley (Republicanos), para o Senado, e aumenta a pressão sobre os pré-candidatos de oposição, que já se preparam para disputar o eleitorado do interior.

Com o aval de Lula e a estratégia de percorrer o interior, a corrida ao Senado da Paraíba começa a se desenhar com ritmo acelerado, sinalizando uma eleição intensa e marcada por articulações políticas estratégicas em 2026.