PREOCUPANTE: Verba do FPM cai drasticamente e prefeitos do Sertão já começam a demitir
Com essa situação, alguns gestores já começaram a enxugar a máquina pública e demitir servidor público contratado
A situação parece ser mais preocupante do que se pensava. A verba do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, tem caído constantemente no governo do presidente Lula, e os prefeitos do Sertão já começam a alertar para a situação.
Neste sábado, 12 de agosto, a prefeita do município de Quixaba, Região Metropolitana de Patos, Cláudia Macário (Republicanos), foi entrevistada do programa Revista dos Municípios Podcast, com o jornalista, Marcos Oliveira, e fez o alerta. A gestora disse que em alguns municípios, a queda chega a superar os 21%, denunciados pela FAMUP.
Com essa situação, alguns gestores já começaram a enxugar a máquina pública e demitir servidor público contratado. Cláudia afirmou que um prefeito sertanejo demitiu de uma vez só, 100 servidores, por conta do corte praticado pelo governo federal no repasse do FPM.
Claudia disse, que parece que o país parou nesses seis meses iniciais e os gestores e gestoras vivem agora a expectativas de ter que tomar algumas atitudes drásticas para poder manter a máquina pública funcionando.
A FAMUP anunciou essa semana que pretende organizar uma marcha dos prefeitos para ir até Brasília, e cobrar do governo Lula uma solução para o problema.
Patosonline.com