Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PREFEITOS PARAIBANOS EM DISPUTA

PREFEITOS PARAIBANOS EM DISPUTA: Com vários partidos buscando quadros para as eleições de 2024, veja a situação de momento das prefeituras

 

WhatsApp Image 2023 05 05 at 18.26.56 - PREFEITOS PARAIBANOS EM DISPUTA: Com vários partidos buscando quadros para as eleições de 2024, veja a situação de momento das prefeituras

Arte: Marcelo Jr

As últimas semanas foram de intensas movimentações visando às eleições municipais do ano que vem. PSB, MDB e União Brasil filiaram um grande número de Prefeitos aumentando suas bases por todo o estado.

As eleições gerais de 2022 demonstraram a força que os gestores municipais representam perante o eleitorado paraibano. João Azevêdo e Efraim Filho tiveram um apoio maciço da maioria dos Prefeitos, o que foi crucial para suas respectivas vitórias, sendo que no caso de João, o Governador conseguiu se reeleger mesmo sem ser o vencedor em Campina Grande e João Pessoa.

No pleito municipal de 2020, 17 partidos elegeram representantes nos 223 municípios paraibanos. Na época da eleição, os três primeiros colocados foram Cidadania com 40 Prefeitos, PSDB que conseguiu 27 gestores e o Democratas que se tornou União Brasil em 2022, elegendo 25.

Após quase três anos daquele novembro de 2020, alguns gestores perderam os cargos após serem cassados e infelizmente cinco Prefeitos faleceram durante o exercício do mandato sendo que quatro destes foram vítimas da Covid-19.

Jorge Luiz de Pitimbu e Francisca Chagas de Coremas faleceram em março de 2021, em junho outros dois gestores nos deixaram, Gilson Gonçalves de Riacho do Santo Antônio e Doutor Lauri de Brejo dos Santos e mais recentemente Manoel Júnior de Pedras de Fogo, que faleceu após uma longa luta contra um câncer no pâncreas em fevereiro de 2023.

A composição até o começo de 2023 não era muito diferente daquela eleita em 2020, mas neste último mês de abril, mais de 80 Prefeitos trocaram de partido na Paraíba. O maior beneficiado foi o PSB, partido do Governador, que já tinha maioria quando era filiado ao Cidadania em 2020.

Com 67 adições o PSB atinge a marca de 72 gestores, número que corresponde a quase 33% do total, se somarmos os números de MDB e União Brasil temos 51% dos Prefeitos nas mãos de apenas três legendas.

O Senador Efraim Filho pensando em expandir a sua base conseguiu angariar cinco gestores para o União Brasil, mas como ele também perdeu outros cinco, sendo quatro desses para o PSB, os números continuam rigorosamente os mesmos do começo do ano.

Outra liderança que está atraindo Prefeitos para seu partido é o também Senador Veneziano Vital. O MDB filiou nas últimas semanas 8 Prefeitos, desfalcando PSDB e União Brasil nessas disputas.

598c1867 f1c9 4892 9bf1 20d123abeff3 - PREFEITOS PARAIBANOS EM DISPUTA: Com vários partidos buscando quadros para as eleições de 2024, veja a situação de momento das prefeituras

Arte: Polêmica Paraíba

Em números, a legenda que mais angariou Prefeitos foi o PSB com 67 gestores, na sequência temos MDB e Solidariedade. O Solidariedade também será um forte candidato a ir atrás de candidatos a Prefeitos nessas eleições, o líder do partido Eduardo Carneiro conseguiu filiar as Prefeitas do Conde e Pitimbu e já manifestou a vontade de vencer prefeituras na região metropolitana da capital.

Os partidos que foram mais desfalcados nessa leva de novas filiações foram Cidadania, PDT, PL e PSDB.

PT, PSC e União Brasil permaneceram com o mesmo número de Prefeitos, com o partido de Efraim tendo mais força para atrair nomes de outras legendas.

Um dado que se destaca nessas mudanças, são os partidos que estão sendo derretidos politicamente visando 2024. Era de conhecimento público que o Cidadania iria perder praticamente todos os seus representantes, pois as filiações eram um reflexo da presença do Governador no partido, com sua saída, só sobraram 7 dos 40 eleitos em 2020 e a tendência é que os restantes também pulem do barco nos próximos meses.

Outro partido que já foi muito relevante no estado é o PDT, famoso reduto da família Braga nos anos 80 e 90, a legenda continuava em alta nas eleições de 2020, elegendo 14 Prefeitos. A saída do clã Feliciano do poder no partido, ocasionou na perda de 11 dos 14 Prefeitos, podemos destacar cidades como Boa Vista, Gurinhém, São José dos Ramos e Ingá. Dos três municípios restantes, apenas os gestores de Belém e Tacima disputam reeleição e também devem sair do partido.

Uma última legenda que teve bastante força nos últimos anos foi o Avante, o partido foi comandado pelo saudoso Genival Matias, era uma legenda relativamente desconhecida no estado e que começou a ganhar relevância nas eleições de 2018, quando conseguiu eleger 4 Deputados Estaduais. Esse número cresceu nas eleições de 2020 e o partido que nunca tinha tido um Prefeito na Paraíba, conseguiu eleger cinco gestores. A morte de Genival e brigas internas causaram a saída dos Deputados e de 4 dos 5 Prefeitos, sobrando Anna Virginia Matias, filha de Genival e Prefeita de Juazeirinho.

Analisando todos esses números e mudanças, os principais partidos que pretendem ir a luta atrás de novas filiações são PSB, Republicanos, União Brasil, PP, Solidariedade, MDB e PL.

Todas essas legendas tem lideranças importantes e tem atrativos suficientes para atrair Prefeitos e candidatos que queiram legendas fortes e organizadas que lhe darão melhores condições de participar e vencer as acirradas disputas municipais em 2024.

VEJA ABAIXO A LISTA COMPLETA COM TODAS OS PREFEITOS QUE MUDARAM DE PARTIDO em 2023



Polemica Pb/vavadaluz